Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

educação

UNIR e UFSCar Pesquisadores publicam manual sobre vida das abelhas


Compartilhe:

Publicado por

em

Você sabia que existem mais de 20 mil espécies de abelhas? Que sua polinização representa 75% na produção de alimentos? E o que aconteceria com o planeta se elas desaparecessem? Essas e outras questões são abordadas no manual de educação ambiental para crianças produzido em parceria por pesquisadores das Universidades Federais de Rondônia (UNIR) e de São Carlos (UFSCar). O livro intitulado “A vida das abelhas em manual” pode ser acessado e baixado gratuitamente por meio do link: https://www.sibi.ufscar.br/arquivos/a-vida-das-abelhas-em-manual.pdf.

O material foi produzido pela pedagoga Alessandra de Araújo Silva, como parte de sua pesquisa no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) do Campus de Rolim de Moura da UNIR, sob orientação e coautoria da professora Ludimila Ronqui (UNIR), além da coautoria dos docentes Ilka de Oliveira Mota (UFSCar), Alberto Luciano Carmassi (UFSCar), do técnico Tiago Santi (UFSCar) e da acadêmica Anna Paula Quadros Soares (UFSCar).

Na pesquisa a autora identificou, nos livros de ciências da natureza do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, uma carência de informações sobre as abelhas e sua importância para a conservação, o equilíbrio e a preservação das plantas e, consequentemente, do meio ambiente. “A proposta foi fazer uma intervenção pedagógica para complementar o saber dos alunos de Ensino Fundamental sobre o tema”, explica a pesquisadora.

Alessandra é egressa do curso de Pedagogia do Campus de Ariquemes da UNIR. Como educadora, privilegiou uma abordagem didático-pedagógica no livro para que a obra pudesse ser utilizada por professores em salas de aula de todo o país como ferramenta para Educação Ambiental. Assim, a publicação é destinada a todas as pessoas interessadas no tema da preservação do meio ambiente, especialmente aos professores de Ciências da Natureza e às crianças em fase de alfabetização e do Ensino Fundamental, além dos acadêmicos de Biologia.

Com uma linguagem clara, simples e didática, o manual traz informações sobre os tipos de abelhas (nativas, africanizadas e europeias), sua estrutura física e tipos de moradia, importância dos apiários e modos de preservação desses insetos. Para despertar o interesse do público infantil sobre o tema, as figuras que ilustram o manual foram baseadas no jogo digital Minecraft. No final do material, leitoras e leitores encontram ainda um conjunto de atividades didáticas produzidas com base no conteúdo apresentado e um mini glossário com os principais termos utilizados. Essas estratégias foram utilizadas com intuito de contribuir para o maior engajamento dos leitores e leitoras no tema proposto.

Compartilhe: