Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Jurídicas

Dia do Meio Ambiente: no TJRO, a programação será trabalhada durante todo o mês


Compartilhe:

Publicado por

em

dia da árvore 2

 

Medidas sustentáveis são trabalhadas cotidianamente no Tribunal de Justiça de Rondônia, porém, devido ao Dia Internacional do Meio Ambiente, as ações são reforçadas em junho, mês dedicado ao tema. “Concentramos iniciativas nesse período para conscientizar o público interno e externo para novas atitudes de consumo e sustentabilidade institucional. A responsabilidade com o planeta é de toda a sociedade”, explica Maiara Moraes, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages).

Em 2022, a instituição destaca como mote a coleta seletiva de resíduos, prática implantada este ano, que tem tido ótima acolhida dentre servidores(as) e magistrados(as) do edifício-sede, local escolhido como piloto do projeto. No mês de junho haverá a campanha de descarte consciente de resíduos, com a disponibilização de coletores específicos  para embalagens plásticas, tampinhas, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, embalagens e óleo usado de cozinha, no edifício-sede e no Fórum Geral.

 

Eventos

contrataçoesSustentaveis

Outro destaque da programação é o seminário Contratações Sustentáveis, que consiste em palestras e oficina sobre o tema com servidores de instituições que compõem a Ecoliga, uma cooperativa de instituições públicas que atuam em Cooperação com intenção de compartilhar informações e boas práticas para a melhoria da gestão socioambiental, visando compras compartilhadas e sustentáveis, gestão de resíduos, logística e transporte, além de ações de capacitação.

No dia 8, a palestra “Contratações Sustentáveis na Nova Lei de Licitações”, que será proferida pela secretária-geral de administração do Tribunal de Contas do Estado, Cleice Pontes, irá abordar temáticas recentes sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas contratações. Em seguida será realizada uma mesa redonda com a participação de Jakson Barbosa Alves, secretário estadual do Ministério Público Federal, e Israel Evangelista da Silva, superintendente estadual de licitações, tratando sobre os aspectos práticos das contratações sustentáveis.

No dia 09-06 (quinta), das 8h às 12h15, a programação é fechada ao TJRO e continua com a realização da Oficina Interna de Contratações Sustentáveis com os servidores David Willian Barroso Silva, Departamento de Aquisições e Gestão de Patrimônio (Deagesp), e Maiara Moraes, coordenadora do Nages, que farão uma contextualização histórico-normativa sobre a sustentabilidade nas contratações, alinhadas à Resolução 400/CNJ. A diretora da Divisão de Aquisições, do TJRO, Rosane Rodrigues da Silva, vai tratar dos aspectos técnicos que envolvem alinhamento de termos de referências e estudos preliminares a essas normativas, além da apresentação do Guia de Contratações Sustentáveis da Advocacia Geral da União.

 

Palestras Ecoliga

movimento dos que nao levam lixo para casa 4 conexao planeta

Também pela Ecoliga, no dia 6, às 15h, acontece a palestra virtual “O poder do indivíduo para a transformação”, com  Fernanda Cortez, que será transmitida no canal do TRE-RO, no YouTube.

Fernanda é palestrante internacional, autora do livro “Homo Integralis: uma nova história possível para a humanidade”. É defensora da campanha Mares Limpos, pela ONU Meio Ambiente, e conselheira do Greenpeace Brasil. Idealizadora do movimento Menos 1 Lixo de educação ambiental. Reconhecida como influenciadora em prol do conceito Zero Waste no Brasil pelo Instituto Lixo Zero em 2018. Apresentadora da primeira edição do programa “Menos É Demais”, da Discovery Home & Health.

No dia 21, das 10h às 12h, a Ecoliga oferece ao público em geral o Fórum online “Diálogo Sustentável – Boas Práticas”, que será transmitido pelo canal da Emeron – Escola da Magistratura de Rondônia.

 

Bate-Papo

bulbo com a planta que cresce para dentro 1232 2170

O consumo consciente de energia também tem espaço no mês do meio ambiente do Poder Judiciário. A Secretaria Administrativa do TJRO promove um bate-papo com dicas e informações sobre o tema no dia 24, quinta-feira, com horário ainda a ser divulgado. O evento ocorrerá no auditório do edifício-sede e será transmitido pelo canal TJ Rondônia, no YouTube.

 

Espaço sustentável

No hall ao lado do auditório do edifício-sede do TJRO está sendo criado um espaço sustentável  com o objetivo de fomentar a todas essas alternativas que contribuem com o meio ambiente. O espaço vai centralizar coletores para descarte de resíduos do público interno, difundir informações sobre o tema e promover um ambiente de interação.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: