Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Política

Vem aí o Feirão Nome Limpo para ajudar rondonienses inadimplentes a quitarem suas dívidas


Compartilhe:

Publicado por

em

Iniciativa inédita em Rondônia foi idealizada pela deputada federal Mariana Carvalho e conta com diversos parceiros

Uma grande ação em defesa dos consumidores do estado de Rondônia acontecerá nos próximos meses. É o Feirão Nome Limpo, uma iniciativa do mandato da Deputada Federal Mariana Carvalho, com o apoio de diversos parceiros e que tem o objetivo de ajudar cidadãos endividados a negociarem suas dívidas e limparem seus nomes no mercado de consumo.

O Feirão Nome Limpo é inspirado na Lei do Superendividamento [Lei 14.181], que teve sua aprovação articulada pela deputada rondoniense no Congresso Nacional. Na Câmara, Marina foi a presidente da Comissão Especial responsável pela análise da proposta que deu origem à lei sancionada neste ano.

O público-alvo do Feirão Nome Limpo são os mais de 668 mil rondonienses inadimplentes. O número corresponde a cerca de um terço da população de Rondônia, de acordo com o Serasa. As maiores cidades do Estado concentram a maior parte dos devedores. Na capital, Porto Velho, quase 40% da população tem dívidas não pagas atreladas aos seus CPF. Em Ji-Paraná e Ariquemes o índice é de 31%.

O Feirão Nome Limpo é uma ação inédita em Rondônia e vai reunir empresas públicas e privadas, lojistas, associações e diversos credores em um só local para dar condições facilitadas ao consumidor para realizar a renegociação das dívidas e, assim, poder quitá-las. Descontos e parcelas pequenas são alguns dos benefícios.

PARCERIAS

A ação de iniciativa da deputada Mariana Carvalho já conta com apoio da Fecomércio, Serasa, CDLs, SPC, Associações Comerciais, Febraban, Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonias), Energisa, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, CAERD, Lojas Gazin, Havan e Bemol.

Os diversos parceiros vão atuar em toda a execução do Feirão, com suporte logístico e de pessoal.

“É uma grande oportunidade para as pessoas voltarem a ter o nome limpo. Trabalhamos pela aprovação da Lei do Superendividamento e, agora, nada mais justo do que essa lei acontecer na prática. Quando tive a ideia e comecei a fazer contato com as empresas, associações e órgãos públicos, todos entenderam de imediato a importância dessa ação, que vai resgatar a dignidade dos consumidores ao mesmo tempo em que ajudará na retomada da economia”, explica Mariana Carvalho.

Inicialmente, as primeiras edições do Feirão Nome Limpo devem acontecer em Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, durante os finais de semana, entre os meses de novembro e dezembro.

Compartilhe: