Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Nacional

Médico comprova eficácia de Constelação Familiar em tratamento do câncer infantil


Compartilhe:

Publicado por

em

Com 28 anos de formação, o médico psiquiatra Dr. Robinson Cardoso Machado, finalizou em dezembro de 2020 seu doutorado em Biotecnologia, Inovação e Saúde pela Emil Brunner World University (Miami), tendo título reconhecido pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Com o tema “A aplicação da terapia da constelação familiar para crianças e familiares com câncer infantil”, o médico tem em sua conclusão comprovado a eficácia da dinâmica durante o tratamento oncológico das crianças perante a vida familiar e demais relações interpessoais.

Na época em que era coordenador do núcleo criança e vida de oncologia infantil, Dr. Robinson Machado percebia que a doença piorava quando os pais e cuidadores não tinham o equilíbrio emocional e isso impactava diretamente na saúde física e imunológica dos pacientes. “Por quatro anos estudei constelações familiares pelo Vida Plena e La Monteira (Espanha) e percebi a importância dessa técnica para as famílias no aspecto psicológico e emocional”, relembrou sobre os motivos que o levou a se dedicar ao estudo.

A metodologia escolhida avaliou dois grupos, um focado no tratamento tradicional do câncer de forma multidisciplinar, e outro grupo no qual foi aplicado a técnica das constelações baseada na psicologia e no conhecimento do psicoterapeuta Bert Hellinger, que trouxe da cultura africana essa dinâmica com o objetivo de trazer uma ordem social e emocional para as relações como um todo, desde familiar, amigáveis e de ambiente de trabalho. “Vimos que quando tratamos de pessoas e famílias disfuncionais através de uma ordem emocional, os envolvidos se sentem mais seguros, confiantes e mais tranquilos, com mais capacidade de lidar com as adversidades como é o câncer infantil. Uma criança com câncer desestabiliza toda a família desde a parte física, emocional, espiritual e financeira. E quanto você busca esse equilíbrio, naturalmente a criança responde muito melhor ao tratamento, que é bastante invasivo”, afirmou Dr. Robinson C. Machado.

Comprovações

A melhoria no contexto social a partir dessa terapia é proporcionar às famílias um aporte terapêutico seguro no enfrentamento do câncer na infância. Trabalhar o equilíbrio através de um novo olhar da psicologia nos atendimentos, fez com que houvesse mudanças concretas no contexto social das crianças atendidas no estudo. “Na linha de biotecnologias e inovação foi visível a diferença com a aplicação da técnica e seus efeitos na melhoria da imunidade das crianças, que aceitaram melhor o tratamento com as quimios e rádio, no dia a dia entre familiares”, assegurou Dr. Robinson Machado, que também ocupa hoje o cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero).

Compartilhe: