Edson Martins debate piscicultura com agricultores de Candeias do Jamari
22/09/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

 
Dando continuidade ao debate sobre o avanço e os desafios da piscicultura em Rondônia, o deputado Edson Martins (PMDB) participou de um encontro com agricultores e piscicultores no município de Candeias do Jamari. O evento faz parte dos preparativos para a audiência pública, proposta pelo parlamentar, marcada para o dia 8 de outubro no plenário da Assembleia Legislativa.

Em busca de um futuro melhor para a piscicultura, de novos mercados e compradores para comercializar a produção já existente, o deputado Edson Martins ouviu atentamente os pedidos e sugestões dos agricultores e dos especialistas da Emater e do Ministério da Pesca.

Durante a reunião Edson Martins debateu com os criadores de peixes as dificuldades para a comercialização da espécie Pirarucu, situação enfrentada por criadores de todas as regiões do Estado. “Temos muitas toneladas dessa espécie pronta para a comercialização, mas precisamos de novos mercados e empresas para garantir essa compra”, disse o deputado.

Para Edson Martins é preciso incentivar as famílias que há anos investem na criação de Tambaqui, Pirarucu e outras espécies, garantindo o aumento da produção para quem já está no mercado. Aquelas primeiras famílias que começaram com a criação de peixe em cativeiro no Estado.

Presente na reunião com piscicultores a superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Ilce Oliveira, falou da dificuldade para comercializar o pescado de cativeiro no Estado. Explicou que atualmente Rondônia não conta com nenhuma empresa que trabalha com exportação de pescados para outros países e afirmou que a espécie mais apreciada pelos compradores é o Tambaqui.

Afirmou ainda que o Pintado também tem bons resultados no mercado consumidor, mas é preciso consolidar os compradores de outras espécies. “Temos uma enorme dificuldade em encontrar empresas para comprar a produção de outras espécies, como é o caso do Pirarucu. O Pirarucu criado em cativeiro deve ter sua origem cadastrada, ou seja, a matriz da espécie deve ser chipada”, argumentou.

 
Tanque rede

Durante o encontro de Candeias do Jamari a superintendente Ilce Oliveira defendeu a utilização de tanque rede para a criação de peixe em cativeiro. Mas, fez algumas ressalvas sobre a instalação do equipamento em rios da região. Ela explicou que o modelo de tanque rede não é viável para rios com pequena ou grande correnteza.

Para ela, o tanque rede deve ser instalado em lagos ou represas com águas “calmas”, estável, para melhor desenvolvimento do peixe.

A instalação de tanque rede também foi defendida pelo deputado Edson Martins. O parlamentar afirmou que o pequeno e médio criador não pode mais ficar com prejuízos na hora de montar a estrutura em sua propriedade. “É importante que o piscicultor possa buscar informação para aprimorar seus conhecimentos sobre a criação de peixe, pois o custo da produção é muito alto, principalmente com ração”, destacou o deputado ao comentar as dificuldades enfrentadas.

Audiência Pública

No final do encontro o deputado Edson Martins convidou os produtores rurais, sindicalistas e técnicos da Emater para a audiência pública sobre a piscicultura. O evento está marcado para o dia 8 de outubro, às 9 h, no plenário da Assembleia Legislativa em Porto Velho. No dia seguinte, haverá outro evento na capital como parte da programação da Semana do Peixe, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) Helder Barbalho.

Edson Martins agradeceu a presença de todos os piscicultores e ainda do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candeias do Jamari, Paulo Cadilack, do professor Renê, Rubson Gadelha, do gerente Bion da Emater, Vânia coordenadora da Emater de Candeias, Dário, médico veterinário, Nilson da Emater e Fábio engenheiro florestal do Distrito de Triunfo.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]