Deputado Jean Oliveira saúda a memória de Rondon no Dia das Comunicações
05/05/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

O deputado Jean Oliveira (PSDB), lembrou o árduo e significativo trabalho realizado pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon para as Comunicações do país e pra região onde está situado o Estado de Rondônia no dia 05 de maio, quando em homenagem ao grande militar e sertanista brasileiro, se comemora o Dia Nacional das Comunicações.

A denominação “Rondônia” para o Território Federal que se tornou  Estado em 1982, é uma homenagem ao Marechal Rondon e foi uma proposta do  médico, ensaísta, antropólogo e etnólogo Roquete Pinto que  publicou em 1917  o livro “Rondônia - Antropologia etnográfica”, considerado um clássico da antropologia brasileira.

No seu livro “Rondônia” , escreveu Roquete Pinto: “ Em 1915 foram realizadas conferências no Museu Nacional no Rio de Janeiro, eu fui um dos conferencistas e na minha fala propus o nome Rondônia para designar a região compreendida entre os rios Juruena e o rio Madeira, cortando esse território pela estrada de Rondon. Argumentei na época que sendo esse território riquíssimo em elementos geológicos, botânicos, zoológicos, etnográficos, entre outras características, isso permitia já considerá-lo uma província autônoma”. Quando foi fundando o Território em 1943  denominou-se primeiramente “Guaporé”, em 1956 passou a chamar-se “Rondônia”, seguindo a sugestão de Roquete Pinto.


O deputado para exemplificar a importância de Rondon, citou passagens da sua biografia:  “Na primeira empreitada, Rondon desbravou mais de 50.000 Km de sertão e estendeu mais de 2.000 Km de fios de cobre pelas regiões do País, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, pacificou tribos, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos, participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas, sendo assim, a 7 de setembro de 1910, nomeado diretor da Fundação do Serviço de Proteção aos Índios (precursora da atual Fundação Nacional do Índio- Funai)”.


Ainda da biografia de Rondon citada :  “As expedições de Rondon também contribuíram para que: quinze novos rios viessem a figurar em nossos mapas; o Museu Nacional enriquecesse com 20.000 exemplares de nossa fauna e flora, devidamente inventariados; enorme área de 500.000 quilômetros quadrados fosse integrada, pela comunicação, ao espaço brasileiro; e fossem compilados, em 70 volumes, relatórios alusivos à biologia, geologia, hidrografia e outros aspectos das regiões por ele percorridas.”

“Sem dúvida nenhuma, o Marechal Candido Mariano da Silva Rondon é um dos maiores herói da nossa Pátria.  Nós de Rondônia temos orgulho do nosso Estado homenagear um vulto histórico tão importante para a grandeza do nosso Brasil”, disse o deputado.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]