Cultura
Autor doa livros à Defesa Civil Municipal
22/04/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Obras Especiais e Defesa Civil (Sempedec), José Pimentel, recebeu do autor José Detoni mil e quinhentos volumes das obras “Lucas, Evangelho da Misericórdia” e “Pós-enchente: educação, educação, educação”. O objetivo da doação é a partilha do material aos atingidos por enchente no ano passado e neste ano, visando ajudá-los a atravessar os dilemas gerados pelo desastre e provê-los de uma melhor preparação para o enfrentamento às vicissitudes.

  Segundo o autor, entre outras intenções, as obras foram concebidas com o especial sentido de colaborar educativamente com as pessoas que atravessaram os recentes casos de enchentes, provocadas pelo avanço das águas do rio Madeira no ano passado e neste ano. “Penso que não seja exatamente político, econômico ou de outras matrizes os problemas que mais atingem a sociedade, mas efetivamente a necessidade de mais educação. Desde a educação alimentar até a educação religiosa. Por exemplo, guerras em nome de religiões no nosso tempo sinalizam ainda grande atraso cultural. Com o pós-enchente é preciso trabalhar áreas como saúde, prevenção e outras, tentando ajudar as pessoas a lidarem com seus problemas. Essa é a principal meta desses livros”, explicou.



  O secretário Pimentel comentou que os livros possibilitam ajudar um pouco mais as pessoas a conviverem com a possibilidade de recorrência das cheias. Enfatizou que apesar de nenhum órgão hidrológico atestar que haveria enchente neste ano, e até da disseminação da informação de que outra cheia nas proporções da do ano passado ocorreria em tempos futuros remotos, o rio atingiu sua quinta maior cheia já registrada, quando chegou aos 17,13 metros. “Isso está bem abaixo da do ano passado, mas tivemos impactos e deveremos continuar tendo anualmente, em função do assoreamento do leito do rio”, disse Pimentel, esclarecendo também que os livros recebidos devem ajudar as pessoas a conviverem com os problemas derivados desses tipos de acontecimentos na região. “Principalmente com relação à educação à saúde e prevenções a desastres, coisas importantes a serem levadas ao conhecimento dos moradores de áreas próximas à encosta do Madeira. Estamos recebendo esse material com muito carinho e vamos distribuir cópias às pessoas mais atingidas no alto, médio e baixo Madeira”, concluiu o secretário.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]