O candidato ao Senado Aires Mota (PV) fez um apelo para que apoiadores de todos os candidatos e eleitores evitem jogar santinhos nas ruas e em frente às escolas na reta final da campanha. Presidente do Partido Verde em Rondônia, ele afirma que a prática provoca poluição e também pode gerar consequências na área eleitoral.
Segundo Aires, a preocupação aumenta com a proximidade da votação, no domingo (4) quando candidatos e apoiadores intensificam a divulgação em busca dos últimos votos.
“Os eleitores, os candidatos ficam eufóricos, querendo divulgar mais e mais o seu nome e acabam cometendo um crime ambiental e um crime eleitoral ao mesmo tempo, que é jogar papel em frente às escolas, santinho e tudo”, afirmou.
Para o candidato, parte desse comportamento está relacionada à ideia de que eleitores ainda indecisos podem escolher em quem votar a partir do material encontrado nas proximidades dos locais de votação.
“Isso é muito comum a gente ouvir e, por conta disso, as pessoas acabam ficando motivadas a jogar papel na escola. Nós, do Partido Verde, somos extremamente contra essa poluição ambiental e esse crime eleitoral”, disse.
Aires direcionou o pedido especialmente aos apoiadores de sua candidatura ao Senado, mas estendeu o apelo aos demais eleitores e grupos políticos.
“Faço até um apelo aqui a todos os eleitores, apoiadores de qualquer candidato, em especial à nossa candidatura ao Senado, que não joguem papel na frente das escolas, não joguem o seu santinho.”
Ele também pediu que materiais que sobrarem após a campanha sejam descartados junto ao lixo, de forma organizada.
“Se acabou a eleição, você ainda tem material em casa, descarte com responsabilidade, embale ele, coloque lá na sua lixeira, para o lixeiro levar e dar o destino correto”, afirmou.





