Geral

AXIA Energia UHE Santo Antônio abre as portas para visitas técnicas e participantes conhecem, na prática, como é a geração de energia hídrica

Compartilhe:

Publicado por

em

Foto de Ricardo Brandão
Ricardo Brandão
Jornalista do site Portalrondonia.com com mais de 15 anos no jornalismo [email protected]

A modalidade de visita atende instituições de ensino, profissionais e pesquisadores para conhecerem o funcionamento da usina e a geração de energia limpa e sustentável

A AXIA Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio, lançou esta semana o Programa de Visitas Técnicas para aproximar estudantes e profissionais do processo de geração de energia hídrica. Voltada a instituições de ensino, pesquisadores e especialistas do setor, a iniciativa reforça o papel da usina como espaço de conhecimento, inovação e educação sobre energia renovável. A iniciativa permite conhecer, na prática, as estruturas da quarta maior hidrelétrica do Brasil, com orientação de especialistas que explicam o funcionamento e os detalhes da operação. Durante a visita, os participantes conhecem operações reais, tecnologias sustentáveis e o compromisso socioambiental que orienta a geração de energia da usina.
“Ao abrir as portas da usina, reforçamos nosso compromisso de compartilhar conhecimento e aproximar diferentes públicos. A Visita Técnica é uma oportunidade também para acadêmicos e profissionais da área ambiental conhecerem os 28 programas socioambientais implantados na construção da usina. A experiência permite compreender ações essenciais, como o monitoramento de peixe e da qualidade da água do Madeira, e a gestão de resíduos”, pontua Caio Pompeu, CEO da AXIA Energia UHE Santo Antônio.
Roteiro: Conhecendo a UHE Santo Antônio
Localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), a Hidrelétrica Santo Antônio é uma obra estruturante do setor elétrico na Região Norte. Com capacidade instalada de 3.568 MW e 50 turbinas bulbo dispostas em 3 km de barragem, a usina atende o Brasil e, com seis turbinas dedicadas, responde por mais de 40% do consumo do Sistema Rondônia/Acre. A estrutura é exemplo de geração de energia limpa, renovável e integrada de forma sustentável ao ambiente. Por suas dimensões e características operacionais, a usina oferece aos visitantes uma visão ampla sobre a importância da hidreletricidade para a segurança energética do país.
A experiência começa com uma apresentação sobre o modelo de geração a fio d’água, as características técnicas da turbina bulbo, a hidrologia do rio Madeira, além da história e de curiosidades sobre o empreendimento. Em seguida, os visitantes seguem para o Centro de Operação da Geração (COG), onde acompanham a gestão e a transmissão da energia. O roteiro continua no interior de um grupo gerador, com passagem pelo piso de Máquinas e pelas galerias Elétrica, Mecânica e da Subestação Blindada. Ao longo do percurso, especialistas da usina contextualizam cada etapa da operação e respondem às dúvidas dos participantes.
No tour panorâmico pela área externa da barragem, os visitantes podem ver detalhes das grandes estruturas que compõem a hidrelétrica, uma pá de turbina bulbo, o Vertedouro Principal, o Sistema de Transposição de Peixes (STP) e o Extravasor de Troncos, por onde as madeiras descem e seguem seu fluxo natural pelo rio. A proposta é conectar conceitos técnicos à observação direta das estruturas, tornando a visita mais didática e acessível.
Na primeira Visita Técnica, alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) conheceram a usina e tiveram uma conversa com o gerente de Operação da AXIA Energia UHE Santo Antônio, Douglas Morais.
“Esta modalidade de visitas permite que o aluno saia dos muros da instituição e veja, na prática, com o que ele vai se deparar quando estiver no mercado de trabalho. Eles ficaram encantados com equipamentos, sistemas e processos que conheceram na visita e com a descoberta de novas formas de aplicação dos conhecimentos. Voltaram para a instituição mais motivados a estudar”, comentou Eduardo Araujo de Sousa, Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Como agendar e participar
Além da Hidrelétrica Santo Antônio, a AXIA Energia também realiza visitas técnicas nas instalações do Centro de Operação e da Usina Megawatt Solar, em Florianópolis (SC), e nas usinas hidrelétricas de Furnas (MG), Funil (RJ), Tucuruí (PA), Xingó (AL) e no Complexo Paulo Afonso (BA). A ampliação da iniciativa para diferentes unidades da companhia busca aproximar a sociedade de ativos estratégicos da AXIA.
Inicialmente, serão realizadas duas visitas técnicas por mês. Podem participar pessoas maiores de 14 anos, e o agendamento é feito pelo site www.axia.com.br/visitas-tecnicas, selecionando a unidade desejada e a data da atividade. As solicitações serão analisadas pela equipe da AXIA Energia para confirmação. A confirmação está sujeita à disponibilidade de agenda, às condições operacionais da unidade e ao atendimento aos requisitos de segurança para acesso às instalações.
Para quem prefere uma visita turística, o Circuito Energia segue com agendamento para visitas com tour panorâmico aos finais de semana pelo site  www.sympla.com.br/produtor/uhesantoantonio.
autovema Mitsubihi Autovema CVC VEM PRA FIMCA SICREDI Unisapiens

Brasil Digital
Compartilhe: