Política

Sílvia Cristina comemora a chegada do medicamento Trastuzumabe Entansina para tratamento do câncer de mama

Compartilhe:

Publicado por

em

Foto de Ricardo Brandão
Ricardo Brandão
Jornalista do site Portalrondonia.com com mais de 15 anos no jornalismo [email protected]

Novo medicamento disponível no SUS é esperança para casos que quimioterapia não faz efeito

Durante pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal Sílvia Cristina comemorou a chegada do medicamento Trastuzumabe Entansina, para ser utilizado nas pacientes em tratamento de câncer de mama HER2-positivo, um dos mais agressivos e que muitas vezes não retrocede com a quimioterapia.

O Ministério da Saúde anunciou a compra de mais de 34 mil doses, que está incorporado desde 2022 na lista de medicamentos e somente agora está disponível para o tratamento. É um avanço, uma notícia maravilhosa que celebramos em pleno Outubro Rosa”, destacou a deputada.

Segundo Sílvia Cristina, “o Trastuzumabe Entansina é um remédio moderno e mais eficiente, que vai aumentar as chances de cura para quem, muitas vezes, estava já sem esperança. Comemorar essa vitória e vamos seguir avançando, para oferecer cada vez mais políticas públicas eficientes e que cheguem de fato a quem precisa”.

A deputada ainda celebrou a regulamentação final da Política Nacional de Combate ao Câncer, que é de sua autoria, estabelecendo um padrão humanizado de atendimento e tratamento do câncer no país.

Trastuzumabe Entansina

O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2- positivo em estágio III. A nova terapia representa um avanço no cuidado, ampliando as opções de tratamento no SUS e oferecendo melhores perspectivas de controle da doença e qualidade de vida. O medicamento será distribuído às secretarias estaduais de saúde,  que  farão a dispensação conforme os protocolos clínicos vigentes.

Além do Trastuzumabe Entansina, o Ministério da Saúde avança na oferta dos inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe) indicados para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2- negativo.

A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos, por meio da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), será publicada ainda neste mês. Esse modelo permite que estados e municípios realizem diretamente a aquisição dos medicamentos, com financiamento federal, otimizando a logística e garantindo que o tratamento chegue com mais agilidade às pacientes atendidas nos serviços especializados.

autovema VEM PRA FIMCA SICREDI Unisapiens

Brasil Digital
Compartilhe: