A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho (RO) condenou Jessé Marcelino Monteiro pelos crimes de feminicídio e homicídio qualificado. A pena total foi fixada em 66 anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado — sendo 50 anos pelo feminicídio e 16 anos pelo homicídio.
O crime chocou Porto Velho
Os assassinatos aconteceram em 19 de fevereiro de 2025, na Rua Iranir Gadelha, bairro Pantanal, em Porto Velho (RO).
De acordo com as investigações, Jessé Monteiro matou a ex-namorada, Richelle Cristina Cardozo Roça, por asfixia e estrangulamento. Em seguida, ele esperou a chegada de Geilson Chaves da Gama, tio da vítima, e o atacou com cinco facadas no pescoço e nas costas.
Júri reconheceu feminicídio por motivo torpe e meio cruel
O corpo de jurados, por maioria dos votos, aceitou integralmente as teses apresentadas pela acusação.
O réu foi condenado por feminicídio qualificado, cometido por motivo torpe, meio cruel e com recurso que dificultou a defesa da vítima.
O homicídio contra o tio da vítima também foi reconhecido como qualificado pelos mesmos motivos, além de ter sido praticado em emboscada.
Primeiro julgamento após mudança na lei do feminicídio
O caso marca um precedente importante em Porto Velho.
Foi o primeiro julgamento realizado após a nova lei que reclassificou o feminicídio como crime próprio, deixando de ser apenas uma qualificadora do homicídio.
Com essa mudança, as penas podem ser aumentadas, reforçando a gravidade dos crimes cometidos contra mulheres em razão de gênero.
Sentença e decisão judicial
A sentença foi proferida pelo juiz Jaires Taves Barreto, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Geral Desembargador César Montenegro.
O magistrado negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, determinando o cumprimento imediato da pena, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE nº 1.235.340/SC.
Com informaçõs do Rondoniagora.com





