Vamos ao nosso giro de notícias.
A semana começou com a divulgação da vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela, com 51% dos votos, um resultado amplamente questionado pela oposição e por vários países que cobraram transparência no processo. Houve protestos na Venezuela.
Eleição de maduro
O Brasil adotou inicialmente uma postura de cautela e, ao lado de outros países, pediu a publicação das atas eleitorais. Os Estados Unidos reconheceram a vitória do candidato da oposição, Edmundo Gonzalez. Nos Estados Unidos, os democratas aprovaram a indicação de Kamala Harris como candidata às eleições presidenciais, depois da desistência de Joe Biden. Com isso, ela vai disputar o cargo com Donald Trump, dos republicanos.
Desemprego
Aqui no Brasil, o país atingiu no segundo trimestre deste ano a taxa de desemprego de 6,9%, a menor para o período desde 2014, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, foram gerados 1,3 milhão de postos de trabalho de janeiro a junho.
O Banco Central manteve, pela segunda vez seguida, a taxa básica de juros em 10,5% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) foi por unanimidade. Durante a semana, o dólar subiu e alcançou R$ 5,73, o maior valor desde 21 de dezembro de 2021, mas, na sexta-feira, a moeda norte-americana operou em queda.
A taxa das blusinhas, como ficou conhecida, entrou em vigor na quinta-feira, primeiro de agosto. Com isso, compras internacionais de até US$ 50 passam a ter a cobrança do imposto de importação de 20%, além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de 17%. A taxa não vale para medicamentos.
Olímpiadas
Nas Olimpíadas de Paris, saiu o primeiro ouro brasileiro com Bia Souza no judô. Rebeca Andrade, da ginástica olímpica, numa disputa com a melhor do mundo, Simone Biles, conquistou a prata no individual geral da ginástica artística.
Caio Bonfim também subiu no pódio em Paris, conquistando a prata na marcha atlética de 20 quilômetros. A seleção de vôlei feminino deu um show e venceu o Japão por 3×0, passando para as quartas de final. Já o vôlei masculino perdeu as duas primeiras partidas, mas venceu a última da fase classificatória contra o Egito e conseguiu também passar para as quartas de final.
Hugo Calderano, do tênis de mesa, perdeu a semifinal para o sueco Truls Moringaard e vai disputar a medalha de bronze. Esse foi o seu Giro da Semana.
Reportagem Kátia Maia.






