Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

G1

Em três horas, chove o esperado para um mês em Porto Velho; moradores sofrem prejuízos


Compartilhe:

Publicado por

em

Foi registrado um volume de quase 80 milímetros de chuvas no final de semana. Alerta de chuvas intensas foi emitido para esta segunda-feira (15). Ruas e casas ficam alagadas após forte chuva em Porto Velho
No último sábado (13), Porto Velho registrou no período de três horas o volume de chuva esperado para todo o mês de abril. Cerca de 79 milímetros de chuva atingiram a cidade, resultando em transtornos e prejuízos para moradores.
Segundo a prefeitura, a situação foi agravada pelo descarte inadequado de lixo, que compromete os sistemas de escoamento e contribui para os alagamentos de ruas e residências.
VÍDEOS: ruas e casas ficam alagadas após forte chuva em Porto Velho
De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, foram registradas 12 ocorrências relacionadas aos efeitos das chuvas intensas. As solicitações foram atendidas em pontos nos bairros: Lagoinha, Três Marias, Lagoa, Castanheiras; assim como na avenida Rio de Janeiro com Rio Madeira, e na avenida Raimundo Cantuária com rua Daniela.
Moradores chegaram a bloquear a BR-364 e queimar pneus como forma de protesto, cobrando providências da prefeitura sobre os alagamentos. A rodovia foi liberada durante a noite.
Alerta de chuvas intensas
Nesta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o estado de Rondônia, indicando condições meteorológicas adversas que demandam atenção especial da população.
As recomendações do Inmet para período de chuvas intensas são:
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Para mais informações e orientações sobre como agir em caso de chuvas intensas e alagamentos, estão disponíveis os telefones da Defesa Civil – 199 e do Corpo de Bombeiros – 193.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: