Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Política

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do distrito de Extrema, em Porto Velho, durante a realização do Fórum Nacional de Debates sobre Emancipações de distritos no Brasil, no contexto do municipalismo republicano na Câmara dos Deputados. O evento foi realizado em Brasília (DF).

O parlamentar participou juntamente com os deputados estaduais Cirone Deiró (União Brasil), Ezequiel Neiva (União Brasil), Delegado Lucas (PP), Ismael Crispin (MDB) e Laerte Gomes (PSD) juntamente com o representante da Ponta do Abunã, Antonio Medeiros.

O evento tem o intuito de promover o Movimento Emancipa Brasil para efetivar os melhores caminhos sobre os questionamentos sobre a Regulamentação do § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Brasil.

Deputados rondonienses estão participando do Movimento Emancipa Brasil (Foto: Matheus Henrique / Assessoria parlamentar)

 

De acordo com Antonio Medeiros, esta é uma pauta recorrente que precisa de uma resolução. “Agradeço em nome da comunidade da Ponta do Abunã o apoio incondicional do presidente Marcelo Cruz pelo apoio incondicional ao momento de nossa emancipação em Rondônia. A nossa região em especial está a mais de 300 km distante da capital Porto Velho. E assistência administrativa não chega nessa região, onde falta saúde, educação, asfalto e até mesmo água tratada como é o caso do distrito de Nova Califórnia. A Ponta do Abunã preenche todos os requisitos, com a pecuária forte, agricultura pujante com 33% da produção grão do município de Porto Velho além de já termos até plebicito realizado e homologado pelo TSE, pronto pra ser instalado. Com o debate na Câmara ganhamos ainda mais força nesse tema tão importante pro Brasil e pra Rondônia.

 

Para o deputado estadual Marcelo Cruz, o distrito de Extrema necessita desta elevação para a categoria de município. “É uma localidade que se encontra à 330 km de Porto Velho e tem tido inúmeras dificuldades em virtude de não ter uma autonomia. Estamos abraçando esse movimento pró-emancipação com o o objetivo de sensibilizar as bancadas estadual e federal para que possamos assegurar uma resposta a esta população que aguarda há tanto tempo por uma decisão favorável”, ressaltou o parlamentar.

 

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Fotos: Matheus Henrique / Assessoria parlamentar

 

Compartilhe: