Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Executivo

Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica na capital


Compartilhe:

Publicado por

em

Há quase 16 anos instalado na cidade, empreendimento tem crescido junto com o município

PVS hoje conta com mais de 200 lojasPVS hoje conta com mais de 200 lojas

Em 2008, ano em que Porto Velho passava por uma fase próspera e agitada na construção civil, provocada pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, nascia o primeiro shopping center da capital: o Porto Velho Shopping (PVS). A construção do empreendimento foi uma aposta da empresa Ancar Ivanhoe, que, através de uma pesquisa de mercado, identificou a necessidade de um shopping center em Rondônia. O PVS abriu as portas com 140 lojas em funcionamento, e um espaço de 29 mil metros quadrados (m²).

Quase 16 anos depois, o shopping soma mais de 200 lojas, uma estrutura física de 44 mil metros quadrados e um fluxo de 700 mil pessoas por mês. Números atraentes que chamam a atenção de investidores, destacam a movimentação econômica promovida pelo empreendimento, e comprovam que o local cresceu junto com a cidade.

“Nós estamos indo para o 16º ano e esse shopping é o começo de uma parceria com o primeiro fundo de investimentos que a Ancar traz para o Brasil, que é um fundo canadense. O Porto Velho Shopping tem grande porte, um dos shoppings que mais está em crescimento e desenvolvimento, dos 25 que a Ancar possui no Brasil. A nossa proposta é cada vez mais transformar esse empreendimento em um shopping de Rondônia, e não somente em um shopping de Porto Velho”, explica o superintendente do PVS, Cássio Mendonça.

Cássio Mendonça, superintendente do Porto Velho Shopping, destaca investimentos anuais feitos no localCássio Mendonça, superintendente do Porto Velho Shopping, destaca investimentos anuais feitos no local

Cerca de R$ 10 milhões são investidos anualmente pela Ancar no Porto Velho Shopping. Um dos movimentos mais significativos veio com a expansão da praça de alimentação, em 2013. A partir desse ano, a empresa se consolidou trazendo marcas que os consumidores desejavam, e que tinham, segundo pesquisas, potencial de crescimento na capital.

Cássio compartilha que, em meio ao desenvolvimento econômico do município e ao crescimento do PVS, a empresa passou a planejar um ciclo da alta gastronomia, com a proposta de criar operações dentro do shopping, visando a desaceleração do consumidor, e a inserção de experiências de lazer além das compras.

“A gente começou a pensar muito mais forte na gastronomia, nosso primeiro teste foi trazer um grande restaurante, um gastrobar que é o Bahrem, que em um ano acaba expandindo e dobrando de tamanho, e agora a gente traz a grande cereja do bolo que é o Outback, a marca mais pedida em todas as pesquisas que a gente fez no Porto Velho Shopping e inaugura em junho”.

Para a criação do espaço de entretenimento familiar, cerca de R$ 18 milhões serão aplicados. O valor é destinado à construção de uma alameda de gastronomia no acesso A, onde está localizada a entrada do PVS. O local terá seis operações de alimentação, sendo três restaurantes de grande porte e três operações de alimentação de pequeno porte, acompanhada de uma operação de parque de diversão de 1.200 metros quadrados.

Praça de alimentação conta com diversas opções de restaurantes Praça de alimentação conta com diversas opções de restaurantes

“Para este ano, essa é a grande surpresa que nós vamos entregar, é o investimento do ano do shopping, com previsão para inauguração em novembro deste ano. Nós também queremos fortalecer o shopping como serviço, e temos o projeto de torres comerciais. A primeira é uma torre de 13 andares de serviço, com salas comerciais, lajes comerciais e um equipamento de serviço para fazer essa composição. A outra torre está planejada para nascer no futuro”.

EVENTOS

O superintendente também compartilhou que, além dos planos na área de gastronomia e serviços, o PVS também está se consolidando como casa de eventos e shows.

“Esse é um projeto que a gente quer viabilizar e construir a nossa casa de eventos, que é o nosso centro de convenções. Este ano nós acolhemos o show da Manu Batidão, e teremos dois shows pela frente de DJs renomados, além de uma programação de eventos culturais. Enquanto nós não transformarmos o shopping em um comportamento de cidade, nós não vamos parar de investir em Porto Velho”.

NOVOS INVESTIDORES

 Andressa e Otávio Prevedello vieram do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetesAndressa e Otávio Prevedello vieram do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetes

O aumento do fluxo de consumidores tem fomentado a abertura de novas lojas no shopping, desde restaurantes e entretenimento até serviços de saúde. A demanda proporciona oportunidades de negócios para empreendedores locais e também para investidores de outras regiões, como é o caso do casal Andressa e Otávio Prevedello, que veio do interior do Amazonas para abrir uma franquia de sorvetes no local.

“Eu sou de Rondônia, nasci em Cerejeiras, e o Otávio é de São Paulo. Nós morávamos nos Estados Unidos e voltamos para o Brasil em 2012 para empreender em uma padaria no interior do Amazonas. Nosso plano era ficar lá por dois anos, e nós ficamos 12 anos, mas chegou o momento que a gente viu que era a hora de buscar novas oportunidades, e foi quando surgiu a possibilidade da franquia, e nosso plano era implantar o negócio em São Paulo”.

Com planos de abrir o local na região Sudeste, o casal recebeu a proposta de abrir a loja na capital, e foi quando eles mudaram o planejamento. “Uma funcionária da área comercial do shopping nos ligou e falou que tinha um lugar legal para montar a loja aqui. Porto Velho nunca foi nosso primeiro plano, apesar de sempre estarmos aqui, e nossas filhas terem nascido aqui. Mas aí a vontade começou a brotar dentro do nosso coração, e quando nós olhamos a loja já imaginamos e idealizamos como ficaria, e decidimos vir para Porto Velho, e eu acho que foi a melhor coisa que a gente fez na nossa vida”, comemorou.

Parque da Cidade foi criado como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidadeParque da Cidade foi criado como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidade

PARCERIA COM A PREFEITURA DE PORTO VELHO

Desde sua fundação, o Porto Velho Shopping mantém uma parceria sólida com a Prefeitura de Porto Velho. Em 2008, a Ancar assumiu a criação do Parque da Cidade como compensação para minimizar eventuais impactos ambientais causados à cidade. A área de 55 mil metros quadrados é administrada pelo município, e se tornou um dos espaços de turismo e lazer favoritos do porto-velhense. O local chama ainda mais atenção durante o Natal Porto Luz, com programação e decoração natalina realizadas anualmente pela Prefeitura.

A parceria, que nasceu com o Parque da Cidade, se estabeleceu ao longo dos anos, e o Shopping se tornou um espaço utilizado pela Prefeitura para promover eventos e campanhas voltadas às áreas de saúde, turismo e serviços.

Campanha de Vacinação

Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Semusa Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Semusa

Em 2021, o Porto Velho Shopping foi um dos pontos de vacinação definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para atender a população durante a pandemia do coronavírus. O local foi escolhido para receber o público que não poderia se dirigir às unidades de saúde do de Porto Velho durante o horário de funcionamento, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na ocasião, o shopping atendeu a população em horários estendidos e finais de semana. Cerca de 138 mil imunizantes foram aplicados no local durante o ano.

No ano seguinte, o PVS também prestou apoio sendo um dos pontos de imunização durante o “Dia D de vacinação”, que reuniu as vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação. No período de janeiro a outubro de 2022, mais de 94 mil vacinas foram aplicadas.

Recentemente, em uma nova campanha de vacinação realizada em fevereiro deste ano, o Porto Velho Shopping foi um ponto de vacinação escolhido pela Semusa para ofertar os imunizantes contra a gripe e a covid-19.

Estação Turismo

A segunda edição do “Estação Turismo” foi realizada no PVSA segunda edição do “Estação Turismo” foi realizada no PVS

Na área de turismo, ambos têm trabalhado juntos para promover a cidade como um destino turístico atrativo. Uma das iniciativas foi realizada através do “Estação Turismo”, cuja segunda edição foi realizada no PVS, para proporcionar aos moradores e turistas a oportunidade de conhecer um material enriquecedor de promoção do turismo da capital.

Quem passou por lá conferiu de perto a exposição de quadros do artista plástico Mikeliton Alves, a cenografia da casa beradeira, televisões touch com vídeos do Lago do Cuniã e do baixo Madeira, além de degustação da culinária local, apresentações de artistas, palestras, workshops e painéis, todos voltados para a temática beradeira.

Feira de Agricultura Familiar

Outra área fomentada, foi a agricultura familiar, através da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric). Cerca de 20 produtores comercializam no shopping produtos variados, como polpas de frutas, licores e doces artesanais, mel e derivados e artesanato.

Beramadeira

Evento Beramadeira já faz parte do calendário municipal de festas juninasEvento Beramadeira já faz parte do calendário municipal de festas juninas

O Porto Velho Shopping também realiza o “Arraial Beramadeira – O São João de Rondônia”, que, em 2024, vai para a terceira edição e ocorre entre os dias 5 e 14 de julho. O evento já faz parte do calendário municipal de festas juninas, atraindo cerca de 60 mil pessoas em sua última edição. No ano passado também ocupou uma área de 7.000m², quase o dobro do espaço da primeira edição. Graças ao sucesso do primeiro Beramadeira, em 2023 o número de operações precisou ser duplicado, passando de 24 para 48, com uma variedade ainda maior de produtos e serviços típicos das festas juninas. A edição deste ano promete ser ainda melhor. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

Natal Sem Fome

A campanha Natal Sem Fome, realizada em Rondônia pela Ancar Ivanhoe em parceria com a Ação Cidadania, por meio do Porto Velho Shopping, atingiu um marco histórico ao arrecadar 11,5 toneladas de alimentos não perecíveis. Este número não apenas superou a meta inicialmente estabelecida de 10 toneladas, mas também representa a maior captação de donativos já registrada no estado.

Ao todo, 783 famílias são beneficiadas através de instituições, como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Associação Luz do Alvorecer, Associação Pestalozzi e o Centro Social Madre Mazzarello (Cesmazza). Foi o sexto ano consecutivo que o Porto Velho Shopping participou da ação.

Texto: Taís Botelho
Foto: João Antônio Alves/ Ana Flávia Venâncio/ Felipe Ribeiro/ Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: