Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

educação

Investimentos do PAC vão demandar profissionais capacitados e ampliar demanda por engenheiros em todo o país


Compartilhe:

Publicado por

em

Para coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Facens, o ensino superior tem papel fundamental na pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras

O Brasil vai receber um aporte de R$ 1,7 trilhão em investimentos nos próximos anos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa, que mantém o foco em projetos de infraestrutura, como energia e logística, traz novidades entre os eixos de atuação, como a transição energética, educação, saúde e inclusão digital, e incluem a participação ativa da iniciativa privada.
Para o Professor Doutor Rodrigo Henrique Geraldo, coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de arquitetura, engenharia, saúde e tecnologia – os investimentos terão um impacto positivo em diversos setores. “Nosso país ainda carece muito de infraestrutura e isso acaba gerando um impacto grande no custo dos negócios. Todo o setor de logística é afetado quando você não tem as rodovias adequadas, o tempo de transporte é mais longo, os problemas estruturais podem acarretar acidentes e isso faz com o que o custo final seja maior”, analisa.
Outro fator que o especialista destaca é a importância de promover a melhoria da qualidade de vida do brasileiro. “Muitas cidades no país carecem de infraestrutura básica, como saneamento, coleta adequada de lixo, tratamento de esgoto, acesso à água potável e habitação. Todos esses fatores geram prejuízo não só para os cidadãos, mas para o Estado, que precisa arcar com os gastos no sistema de saúde e em medidas paliativas. Por isso, investir agora pode gerar economia e bem-estar no futuro”, diz.
Engenharia é tendência

O professor ainda analisa que os investimentos possibilitam o desenvolvimento de novos recursos e aumenta a necessidade de profissionais capacitados e atualizados. “Há uma tendência de aumento na demanda por profissionais que saibam desenvolver os produtos e os projetos necessários considerando as novas tecnologias e inovações do setor. Esses investimentos certamente vão gerar uma demanda por engenheiros, especialmente engenheiros civis, e gerar oportunidades na área”, avalia o especialista.
Para os profissionais do setor, o coordenador afirma que manter-se atualizado é essencial. Segundo ele “é preciso estar sempre se aprimorando por meio de pós-graduação e extensão universitária. O profissional precisa estar atento às últimas tecnologias para que ele consiga usá-las de modo adequado e se desenvolver tanto do ponto de vista de habilidades técnicas, como também de habilidades emocionais, especialmente o engenheiro civil que, atuando como coordenador ou gestor, precisa dominar desde a parte técnica até a comunicação para gerir as diferentes frentes de um projeto”.

O especialista ressalta ainda que é essencial que as instituições de ensino superior invistam em projetos e pesquisas. “Criar novos materiais, aplicar o conhecimento técnico, validar novas tecnologias, são passos cruciais para desenvolver um profissional diferenciado. No Centro Universitário Facens, por exemplo, temos incentivado iniciativas que se encaixam entre os eixos escolhidos pelo governo, como na área de cidades sustentáveis e resilientes, infraestrutura social inclusiva, água para todos e energia. Os profissionais do futuro devem estar engajados em projetos reais, buscando soluções práticas que se alinham com os objetivos do país”, finaliza.

Sobre o Centro Universitário Facens

O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics e signatário do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.
Informações para a imprensa

CDI Comunicação

Compartilhe: