Conectado por

Rondônia, domingo, 28 de abril de 2024.

Executivo

Saúde realiza 2° Seminário de Prevenção à Gravidez na Adolescência


Compartilhe:

Publicado por

em

Objetivo é conscientizar e informar sobre planejamento reprodutivo e serviços de saúde destinados aos adolescentes em Porto Velho

 O evento será realizado no auditório do Ministério Público do Estado de RondôniaO evento será realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove o 2° Seminário Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o tema “Ampliando o olhar e promovendo o cuidado”. A solenidade acontece nesta quinta-feira (22), no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia, das 7h30 às 13h. A inscrição para participar do evento é gratuita e pode ser feita neste link.

O evento faz parte do calendário de ações da Semusa para o enfrentamento da maternidade e paternidade precoce no município. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), através do Núcleo de Saúde da Mulher, é destinada aos profissionais de saúde, educadores, assistentes sociais e psicólogos. Com o objetivo conscientizar e informar sobre a prevenção da gravidez na adolescência com foco no planejamento reprodutivo e orientações sobre os serviços de saúde destinados aos adolescentes.

Além disso, a ação conta com palestras e mesas redondas para a abordagens de temas como: a gravidez na adolescência como desafio para redução da mortalidade materna, sexualidade e adolescência: compreender para acolher, aspectos éticos e legais no atendimento ao adolescente e contracepção e estratégias intersetoriais para prevenção da gravidez na adolescência.

Segundo Ana Emanuela, enfermeira e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, o seminário é fundamental para disseminar informações sobre medidas preventivas e evidenciar que o combate à gravidez na adolescência precisa ser um esforço coletivo.

“Antes das ofertas dos métodos contraceptivos, nós precisamos difundir ações conjuntas de educação sexual e reprodutiva. Nós ainda não temos uma interação muito boa entre todos os setores. Esse é o momento de trabalhar com a saúde, escola, família, serviço social e psicológico. É preciso tratar com esses adolescentes sobre vida sexual responsável, como forma de reduzir a incidência da gravidez na adolescência”, afirma a subgerente.

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: