Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Sexta-feira Santa 2024: quando vai ser, se é feriado e porque o dia é importante


Compartilhe:

Publicado por

em


Celebrada anualmente, Sexta-feira Santa marca a crucificação e morte de Jesus Cristo. Confira o calendário 2024. Paixão de Cristo será em 29 de março
Reinaldo Reginato
Com o início da Quaresma, nesta quarta-feira (14), muitos internautas recorreram aos buscadores atrás de informações sobre a Sexta-feira Santa em 2024.
No Google, por exemplo, a busca sobre a data do calendário cristão aumentou mais de 140%. Entre os principais termos buscados estão: sexta-feira santa é feriado? quando será celebrada?
De acordo com a tradição e doutrina de muitas denominações cristãs, a Sexta-feira Santa marca a crucificação e morte de Jesus Cristo. É celebrada no último dia da Semana Santa, que ocorre durante a Semana da Paixão, antes da Páscoa.
Neste ano, a Sexta Santa será celebrada em 29 de março. Para os cristãos, esse será um dia de reflexão, penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, seguido pelo Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição.
Veja o calendário de feriados e pontos facultativos para 2024
É um dia de jejum e abstinência para muitos, enquanto outros participam de cerimônias religiosas e procissões especiais.
Sexta-feira Santa é feriado?
Sim, a Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo) é considerada um feriado oficial em todo o país e neste ano será celebrada em 29 de março, garantindo um fim de semana estendido para muitos trabalhadores. Já a Páscoa neste ano será celebrada no domingo, dia 31 de março.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa,e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
‘Feriadões’ de 2024: veja as folgas previstas
Algumas empresas podem optar ou não por conceder folga na sexta-feira santa. O reconhecimento e a observância da Sexta-feira Santa como feriado podem variar de acordo com as políticas internas de cada empregador ou instituição.
Abaixo, veja o calendário com os próximos feriados nacionais em 2024:
O ano de 2024 terá menos feriados nacionais em dias úteis
g1

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: