Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

G1

Presenciou violência e assédio contra mulheres no carnaval? Saiba como denunciar em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Denúncias contra crimes de assédio, importunação sexual, violência doméstica, podem ser feitas por telefone, WhatsApp e sites de órgãos públicos. Saiba como denunciar e onde procurar ajuda. Veja o que fazer e como denunciar casos de violência contra mulher no carnaval em RO
Eva Jofilsan/Divulgação
Beijos forçados, toques não autorizados e até palavras e gestos obscenos, na folia e no dia a dia: não é não! Caso tenha sido vítima ou até presenciado algum ato de violência ou abuso contra mulheres durante o Carnaval, busque ajuda e denuncie os crimes.
As denúncias contra crimes de assédio, importunação sexual, violência doméstica, podem ser feitas por telefone, WhatsApp, sites de órgãos públicos, pelo aplicativo Direitos Humanos, e até mesmo, presencialmente em uma delegacia mais próxima.
Saiba como denunciar:
Em casos de violência contra mulheres no carnaval em Rondônia, vítimas ou testemunhas podem acionar a guarnição da Polícia Militar. Também é possível ligar para os seguintes números:
Central de Atendimento à Mulher: 180 (24 horas)
Emergência PM: 190 (24 horas)
Em situações que não sejam de flagrantes, procure uma delegacia mais próxima.
Em Porto Velho, a Central Unificada de Registros de Ocorrências Policiais de Violência contra Crianças, Adolescentes e Mulheres, que funciona 24h por dia, fica localizada na Rua Duque de Caxias 1699, Bairro São Cristóvão.
Crimes contra mulheres podem ser denunciados também de forma on-line pelo canal da Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Rondônia (MPRO), clicando aqui.
Acolhimento e orientação
Para acolhimento e orientação, a vítima pode buscar ajuda no plantão social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de seu município.
Veja o endereço do Creas da sua cidade
Em Porto Velho, o órgão fica localizado na avenida Pinheiro Machado, 1718, bairro São Cristóvão.
Em casos de violência sexual, procure a maternidade municipal
Em casos de crimes de violência ou abuso sexual, mulheres e meninas devem ir até a Maternidade Municipal da capital.
Em Porto Velho, a unidade de saúde está localizada na Rua Antônio Lourenço Pereira (antiga Rua Venezuela), nº 235, Bairro Embratel.
Medidas protetivas de urgência
Caso a vítima precise solicitar uma medida protetiva de urgência, o MPRO oferece um canal de orientação e solicitação que pode ser acessado pelos números:
(69) 99970-5929 (para flagrantes e audiências de custódia);
(69) 99970-7656 (24h);
Também é possível solicitar e acompanhar medidas protetivas pelo aplicativo “Módulo Lilás” do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que está disponível para baixar gratuitamente nas lojas de smartphones Android e IOS.
Por meio de um formulário, é possível gerar uma solicitação de medida, que será avaliada por um(a) juiz(a), no prazo de até 48 horas.
Violência e abuso sexual infantil: veja os sinais e saiba como proteger as crianças

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: