Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Geral

Colégio Visconde de Porto Seguro terá dois finalistas na Febrace 2024


Compartilhe:

Publicado por

em

Projetos de Sustentabilidade e tecnologia disputam a final em evento estudantil de ciências e engenharia do Brasil na USP

São Paulo, fevereiro de 2024 – Dois projetos de alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo (SP), disputarão a etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março, na capital paulista. A feira é a maior mostra de projetos científicos e tecnológicos da educação básica e técnica do Brasil. Os projetos selecionados tratam de temas contemporâneos como fake News e sustentabilidade, apontados pelo Fórum Econômico Mundial entre os 10 maiores riscos mundiais. Também chama atenção a abordagem aprofundada e métodos científicos complexos trabalhados por alunos de Ensino Médio.
O projeto “Trending Fake: Análise estatística via algoritmo NER (Named Entity Recognition) das correlações entre as fake news brasileiras e os tópicos abordados no Twitter”, de autoria dos alunos João Pedro Sandre (17 anos) e Pietro Quinzani (18 anos), investiga a ideia de que as notícias falsas são relativas ao período de divulgação no mundo real e acompanham os acontecimentos da sociedade em suas temáticas. A utilizou um algoritmo aberto de NER (Named Entity Recognition), identificando uma correlação moderada entre duas bases de dados e confirmou que as temáticas das fake news acompanham os movimentos da sociedade.
Já o projeto “Calcula-mangue: Explorando a Sustentabilidade dos Manguezais Brasileiros com Equações Alométricas de Carbono Azul e Sensoriamento Remoto Costeiro”, do aluno Gabriel Pacifico Rydygier de Ruediger (18 anos), analisou a viabilidade da geração de crédito de carbono azul em áreas de mangue como forma rentável de preservação ambiental. Com análise de imagens de satélite e inteligência artificial, o estudo estabeleceu e comprovou um protocolo que permite converter o carbono armazenado nos manguezais em uma fonte de renda sustentável.
O Colégio Visconde de Porto Seguro é reconhecido por ser uma das instituições pioneiras em letramento digital no Brasil e por estimular o pensamento criativo e empreendedor dos estudantes. Os projetos selecionados serão defendidos por seus autores durante a edição 2024 da Febrace, de 18 a 22 de março, no campus Butantã da USP, em São Paulo.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Microsoft Education; e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículos Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Informações para imprensa:

FSB Comunicação

Compartilhe: