Conectado por

Rondônia, domingo, 28 de abril de 2024.

educação

Projeto da UNIR disponibiliza dados socioeconômicos


Compartilhe:

Publicado por

em

Plataforma gratuita Siscac reúne informações sociais e sobre emprego e renda do município de Cacoal


 

equipeAlunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Cacoal, desenvolveram uma plataforma com informações socioeconômicas sobre o município de Cacoal. O Siscac, Sistema de Informações Socioeconômicas e Empresariais de Cacoal, divulga levantamentos semanais sobre a cidade, auxiliando no direcionamento de ações e políticas públicas.

“É uma plataforma online e gratuita que socializa informações sobre Cacoal. São informações econômicas, sociais, tributárias, de emprego, de renda, ambientais, tudo aquilo que a cidade precisa saber e não consegue encontrar de maneira clara, então o Siscac surgiu disso”, afirma o professor Charles Carminatti, do Departamento de Ciências Contábeis da UNIR campus de Cacoal.

O objetivo do Siscac é sistematizar e publicizar os dados sociais, econômicos, tributários, empresariais e ambientais de Cacoal. Com a criação e implementação do Siscac, por meio do acesso de domínio público em uma única plataforma digital, todas as informações sobre Cacoal estão disponíveis e atualizadas. O coordenador do projeto, professor Charles Carminatti, comenta que a plataforma vem contribuindo com o aprofundamento e análise da realidade regional em suas especificidades, orientando a atuação local a partir da compreensão global do desenvolvimento econômico e social.

A criação do Siscac se deu por meio da parceria do curso de Ciências Contábeis da UNIR de Cacoal com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (Comdec) em 2022. Na oportunidade a cidade de Cacoal precisava de informações confiáveis sobre seu desenvolvimento para atrair investimentos públicos e privados.

equipeOs alunos também têm participação ativa no projeto. “São os alunos que buscam as informações nas bases de dados oficiais, para gerar os relatórios que são publicados no Siscac. Essa participação se dá por meio de bolsas Pibic, Pibiti e Pibec, além das horas complementares obrigatórias previstas nos cursos da UNIR” comentou o professor Charles.

Desde 2022, o Siscac se tornou referência no fornecimento de dados sobre Cacoal. Entidades como a prefeitura municipal, associação comercial, imprensa local e comunidade em geral buscam informações sobre a cidade. Foram realizadas diversas reportagens a nível estadual e regional com informações fornecidas pelo Siscac, tornando a UNIR de Cacoal a principal referência para pesquisas e geração de informações para atrair novas empresas e investimentos em Cacoal.

Como resultados das informações compiladas, podem surgir diagnósticos da realidade municipal e regional para explorar e divulgar tendências futuras, oportunidades e ameaças ao desenvolvimento de Cacoal. As análises são disponibilizadas à sociedade, para acompanhamento do desenvolvimento do município, servindo também de subsídio para pesquisas acadêmicas, para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisões de investimentos.

A disponibilização das informações do Siscac é feita gratuitamente na internet por meio do site institucional www.siscac.unir.br.

Compartilhe: