Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

G1

Vereadores aprovam eleição indireta em Candeias do Jamari, RO; cidade trocou de prefeito 6 vezes em 7 anos


Compartilhe:

Publicado por

em


Nos últimos sete anos, a cidade já trocou de prefeito seis vezes. Eleição deve ser realizada ainda em janeiro. Em sessão, vereadores aprovam novas eleições em Candeias do Jamari, RO
Redes Sociais/Reprodução
Na tarde desta sexta-feira (19), os vereadores de Candeias do Jamari (RO) aprovaram, em sessão, uma resolução que normatiza a realização de eleições indiretas no município para escolher um novo prefeito e um vice de um “mandato tampão”.
Nos últimos sete anos, a cidade já trocou de prefeito seis vezes. Três deles foram afastados antes de concluir os mandatos. Alguns dos escolhidos ficaram no cargo por menos de cinco meses.
Segundo a Procuradoria Geral do município, a nova eleição é necessária porque o prefeito em exercício, Aussemir Almeida, foi eleito como vereador e não para o cargo que exerce. Ele assumiu como prefeito interino depois do afastamento de Toninho Cerejeiras, que enfrentou investigações por uma comissão processante da Câmara de Vereadores.
Ainda conforme a Procuradoria, quando há dupla vacância (ausência de prefeito e vice), a Lei Orgânica do município determina que seja feita uma nova eleição. A resolução foi aprovada por unanimidade e deve ser publicada do Diário Oficial dos Municípios ainda nesta sexta.
Conforme a Procuradoria, qualquer cidadão que se encaixe nas leis eleitorais pode montar uma chapa e concorrer. O novo prefeito e seu vice serão escolhidos pelos vereadores da cidade ainda neste mês.
Os eleitos devem ficar no cargo até dezembro de 2024. Depois disso, tomam posse os que forem escolhidos nas eleições gerais municipais que acontecem em outubro deste ano.
Seis prefeitos em 7 anos
Em sete anos, seis prefeitos passaram por Candeias do Jamari. Apenas um deles (Lucivaldo Fabrício), conseguiu concluir o mandato. Alguns dos escolhidos ficaram no cargo por menos de cinco meses.
As mudanças causaram indignação na população. No fim do último ano, moradores decidiram protestar colocando lixo na frente da Câmara Municipal. A manifestação aconteceu em revolta pela falta de serviços básicos, como a coleta de lixo, além do descontentamento com a instabilidade política da cidade.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: