Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

G1

Anta é resgatada após ser atropelada por carreta na BR-435 em Colorado do Oeste, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Anta não sofreu fraturas, mas ficou muito machucada. Animal é macho, mede cerca de um 1,5 metro e pesa cerca de 200 kg: uma anta adulta. Anta é encontrada ferida às margens da BR-435 em Colourado do Oeste
Reprodução/ Redes Sociais
Uma anta foi atropelada por uma carreta e arrastada pela pista, na BR-435, durante esta quinta-feira (18) em Colorado do Oeste (RO). Machucado, o animal foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vilhena (RO).
A PRF informou que recebeu uma informação sobre a anta feriada às margens da BR-435, possivelmente vítima de um atropelamento. Quando a equipe chegou no local, nem o veículo ou o motorista estavam.
Ao g1, o Secretário Adjunto da Semma e biólogo, Rafael Augusto Fonseca, contou que a anta não sofreu fraturas, mas ficou muito machucada. Além dos cortes causados pelo atropelamento, o animal também tem marcas de “queimadura”, que podem ter surgido quando ele foi arrastada pela pista.
Durante o resgate, a anta não apresentou muita reação, mas foi necessária a ajuda do Corpo de bombeiros de Vilhena e da PRF. O animal é macho, mede cerca de um 1,5 metro e pesa cerca de 200 kg: uma anta adulta.
Depois do resgate, a anta foi levada para ser tratada em Vilhena e ficará sob os cuidados da Semma enquanto se recupera dos ferimentos. Depois disso ela deve ser solta na natureza.
Anta se recuperando de ferimentos em Vilhena
Reprodução/ Rafael Augusto Fonseca
Segundo o biólogo Rafael, o cuidado de espécies como a anta é essencial para a preservação da fauna. O animal, de nome científicoTapirus Terrestris, é o maior mamífero terrestre da América do Sul.
“As antas são animais que estão em estado de vulnerabilidade [extinção]. Em alguns biomas, como o do Pantanal, elas são consideradas quase extintas e tem vários órgãos que fazem o controle dessa população para fazer a conservação dele”, relata o biólogo.
Anta é resgatada após ser atropelada por carreta na BR-345 em Colourado do Oeste
Reprocução/ Rafael Augusto Fonseca

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: