Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

G1

Sinal 5G será implementado em mais cidades de Rondônia; veja a lista das ‘beneficiadas’


Compartilhe:

Publicado por

em


Implementação do sinal 5G começa na segunda-feira (4) e vai beneficiar 55 mil moradores do interior do estado Sinal 5G será implementado em 4 cidades de Rondônia; saiba quais cidades serão beneficiadas
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Rondônia receberá a implementação do sinal 5G em mais quatro cidades do interior a partir da próxima segunda-feira (4). A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções (GASPI), na quinta-feira (29).
As cidades contempladas na nova etapa de expansão 5G foram:
Chupinguaia
Colorado do Oeste
Monte Negro
e Presidente Médici
Somados, estes quatro municípios reúnem cerca de 55 mil habitantes. Veja abaixo, na tabela, a média populacional de cada um:
Cidades que irão receber o 5G
Além de Rondônia, outras 15 cidades da Região Norte terão a implementação do sinal 5G na semana que vem. O estado do Pará lidera, com sete municípios, seguido do Amazonas, com seis e Acre, com dois.
O sinal 5G teve sua primeira implementação em porto velho no final de 2022, seguida pela cidade de Candeias do Jamari, município que fica cerca de 22 km de Porto Velho, em fevereiro de 2023.
Transmissões na TV aberta
De acordo com a Anatel, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.
O que é o 5G?
É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.
Conheça as vantagens do 5G em relação ao 4G.
Wagner Magalhães/Arte G1
Como faço para acessar o 5G?
Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.
Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.
O 4G vai acabar?
Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 4G, 3G e 2G – essas conexões não deixarão de funcionar.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: