Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

G1

Semed realizou formatura do curso avançado da Língua Brasileira de Sinais


Compartilhe:

Publicado por

em


Ao todo, 45 pessoas participaram da conclusão na última terça-feira (28) Semed realizou formatura do curso avançado da Língua Brasileira de Sinais
Talita Luana
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última terça-feira (28), a formatura do curso avançado de Língua Brasileira de Sinais (libras). Esta foi a conclusão da formação de 2023. Ao todo, 45 pessoas participaram nesta etapa, no auditório da Semed, rua Almirante Barroso (1º distrito).
Durante o evento de encerramento, os formandos realizaram diversas apresentações em libras, retratando histórias como, “A ilha dos sentimentos, a pantomima do Guarda-Chuva, a piada da Pescaria, pantomima do circo de Charlie Chaplin, Invisibilidade do surdo: A inclusão não é um favor e sim um direito, a piada O lenhador e a árvore surda, teatro do Salmos 23, entre outros.
Ao todo, 45 pessoas participaram da conclusão na terça-feira (28)
Talita Luana
Os participantes receberam os conteúdos durante o curso, sobre os aspectos fonológicos da Libras, identidade e cultura surda, fundamentos básicos da tradução e interpretação de libras, código de ética do intérprete de libras, interpretação de contos infantil, interpretação na modalidade voz (libras/Língua Portuguesa), práticas de interpretação simultânea e consecutiva e metáforas em libras.
Além de conceito de boias no discurso e seu uso, tradução de histórias libras/língua portuguesa, tradução de vídeos produzidos pelos surdos do curso, criação de diálogos em libras, interpretação de poemas, tradução de histórias infantis, tradução e interpretação de poemas, piada e histórias.
Esta foi a conclusão da formação de 2023. Ao todo, 45 pessoas participaram nesta etapa, no auditório da Semed, rua Almirante Barroso (1º distrito).
Talita Luana
A coordenadora de Ensino de Libras, Bruna Monteiro, destacou que essa formatura foi muito impactante, devido a todo trajeto realizado durante o ano. “Foi muito bom ver que teve alunos que participaram do curso básico, intermediário e concluiu o avançado, mesmo diante das dificuldades.
Parabéns para todos os alunos, a nossa comunidade precisa de profissionais na área”, pontuou. Ela afirmou ainda, que para 2024, o objetivo é continuar com a capacitação, principalmente com professores da Rede Municipal de Ensino (RME) e toda equipe escolar para tornar o ambiente 100% acessível.
Durante o evento de encerramento, os formandos realizaram diversas apresentações em libras, retratando histórias
Talita Luana

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: