Conectado por

Rondônia, domingo, 28 de abril de 2024.

Geral

Missões internacionais reforçam compromisso do Sebrae com o desenvolvimento econômico de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Representando as Secretarias de Estado de Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o secretário estadual Luiz Paulo da Silva Batista e o secretário adjunto Avenilson Trindade foram os conselheiros escolhidos pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Darci Agostinho Cerutti, para chefiar duas importantes missões internacionais neste mês de novembro.

A primeira delas teve como destino o Smart City Expo World Congress 2023 em Barcelona, na Espanha. Para esta missão, o Sebrae RO selecionou 10 entidades para integrar a Comitiva Oficial Brasileira ao evento. A missão rondoniense foi chefiada pelo secretário adjunto da Sedec, Avenilson Trindade.

“Uma missão extremamente positiva com destino ao principal evento internacional para cidades. O Smart City Expo World Congress apresentou soluções para Meio Ambiente, Inovação, Infraestrutura, Sistema Viário e Planejamento Urbano. Uma experiência verdadeiramente enriquecedora e que contribui sobremaneira para o desenvolvimento de Rondônia”, destacou Avenilson Trindade, representando a Sedec no Conselho Deliberativo do Sebrae RO.

O Diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos também integrou a comitiva que foi a Barcelona. “Foi uma experiência boa, mas poderia ser melhor se tivéssemos integrantes que representassem os municípios, como prefeitos, vereadores, secretários, pois está feira é incrível e oportuniza a esses representantes várias ideias e projetos que com certeza trarão frutos para os municípios e para o estado de Rondônia. Entretanto os poucos empresários que participaram gostaram da experiência e entenderam a proposta do Sebrae com relação a essas missões, por isso, na próxima não deixem de participar, principalmente os representantes públicos para o caso dessa missão de Barcelona, enfatiza Clébio.

Já para a participação de Rondônia no Web Summit Lisboa, em Portugal, entre os dias 12 e 17 de novembro, a comitiva rondoniense teve como chefe da missão, o conselheiro Luiz Paulo, titular da Seagri, que destacou a importância deste evento. “É uma ação que reuniu vários países participantes e onde tivemos a oportunidade de fazer conexões e promover uma troca de experiência com outros atores que atuam no setor produtivo. São ações que, com certeza, fortalecem bons negócios para Rondônia”.

O Web Summit Lisboa contou ainda com a participação das startups rondonienses Runect e Fisconthec, aceleradas pelo Sebrae RO e selecionadas no edital da Apex para expor durante o evento.

“A Missão de Internacionalização ao Web Summit Lisboa foi uma excelente oportunidade para as startups mostrarem o seu potencial. Trata-se de um dos principais eventos de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo e durante o Web Summit, as nossas startups rondonienses tiveram a chance de se conectar com investidores, especialistas do setor e potenciais parceiros de negócios, além de expor suas soluções inovadoras para uma audiência global”, pontuou o gestor de projetos de startups e ecossistemas de inovação do Sebrae RO, Rangel Miranda.

É importante ressaltar que para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável, além de fomentar o empreendedorismo, o Sebrae conta, em sua estrutura, com um conselho formado por instituições parceiras, a exemplo da Seagri e da Sedec, que tem entre seus objetivos comuns o fortalecimento da economia e dos pequenos negócios. “Diante desta parceria institucional, pedimos ao titular da Seagri e ao adjunto da Sedec, secretarias que tanto agregam ao Conselho Deliberativo do Sebrae RO, para que estivessem à frente destas duas missões internacionais e ambos prontamente aceitaram essa missão. Uma escolha que realmente fez a diferença e que mostra que o Conselho está unido, junto aos empresários rondonienses”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO, Darci Agostinho Cerutti.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: