Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Política

Alunos da rede pública participam de visita assistida na Assembleia


Compartilhe:

Publicado por

em

Alunos do ensino médio de escolas estaduais visitaram na manhã desta quarta-feira (22) as dependências da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A visita faz parte das comemorações de 40 anos da promulgação da Constituição Estadual.

 

O grupo foi formado por mais de 100 alunos de nível médio do Colégio Tiradentes e das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio Major Guapindaia e Professor Joao Bento da Costa. Acompanhados pelo diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Silva, e de servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia, os estudantes começaram o passeio no plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, da Casa de Leis.

 

Diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Silva, conduziu os alunos pela Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

Eles ouviram uma palestra do Secretário Legislativo da Casa de Leis, Carlos Alberto Manvailer, que explicou como funcionam e são atendidas todas as demandas que chegam ao Parlamento. O secretário detalhou os procedimentos que ocorrem, por exemplo, desde a chegada de um Projeto de Lei enviado pelo Executivo, a análise pelas comissões e depois a efetiva colocação em pauta para votação.

 

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) também palestrou contando um pouco sobre a atividade parlamentar e as atribuições pertinentes aos deputados. “A visita assistida faz parte do esforço do nosso presidente Marcelo Cruz (Patriota) e sua equipe em aproximar nossos jovens do Parlamento, fazendo com que nossos estudantes possam sanar suas dúvidas e se inteirar sobre a Casa de Leis, pois em um futuro eles poderão ocupar uma dessas cadeiras nos representado”, destacou.

 

Deputado Luís do Hospital recepcionou os alunos no plenário da Assembleia (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

Na sequência, os adolescentes conheceram o auditório da Assembleia e o plenarinho onde são discutidas questões pertinentes às 16 comissões permanentes que a casa possui. O encerramento da visita aconteceu no gabinete da Presidência, quando os estudantes foram recebidos pelo chefe de gabinete, Vitor Hugo. O deputado Luís do Hospital também acompanhou a visitação.

 

Coral Vozes do Legislativo

 

No local, houve um momento cultural com apresentação do Coral Vozes do Legislativo que costuma abrilhantar os eventos festivos da Assembleia.

 

Coral Vozes do Legislativo se apresentou aos alunos (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

O coral é coordenado pela servidora Lívia Farias, e composto por aproximadamente 40 integrantes, entre servidores públicos efetivos e comissionados, que trabalham na Assembleia Legislativa de Rondônia.

 

Texto: Cícero Moura I Secom ALE/RO
Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Compartilhe: