Conectado por

Rondônia, domingo, 28 de abril de 2024.

G1

Durante TEDxAmazônia, palestrantes debatem defesa da floresta e dos povos originários


Compartilhe:

Publicado por

em


O evento tem a participação de 50 palestrantes e mais de 450 pessoas para debater sobre ciência, empreendedorismo e combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade amazônica. Defesa da Floresta e dos povos originários foi o foco do segundo dia do TEDxAmazônia.
Alex Pazuello/Secom
Durante o segundo dia da conferência TEDxAmazônia, na sexta-feira (3), os debates foram em torno da defesa da floresta e dos povos que vivem na região amazônica. O evento tem a participação de 50 palestrantes e mais de 450 pessoas para debater sobre ciência, empreendedorismo e combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade amazônica.
Ministra Marina Silva no evento TEDxAmazônia, em Manaus
Reprodução/Youtube/TEDxAmazônia
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi uma das palestrantes do evento. Ela enfatizou o apoio conjunto entre os Governos Federal e Estadual e a sociedade civil para combater o desmatamento na Amazônia.
“Temos de combater o desmatamento porque a maior parte das queimadas acontecem em função do desmatamento. Já estamos com um plano de prevenção e controle do desmatamento, mas também tem de se trabalhar programas de educação ambiental para que a população não toque fogo nos quintais, nos terrenos e, sobretudo, para que se tenha uma ação conjunta entre governo do estado e governo federal”, enfatizou a ministra.
Defesa da Floresta e dos povos originários foi o foco do segundo dia do TEDxAmazônia
Alex Pazuello / Secom
A ativista florestal, Claudelice da Silva Santos, pontuou a necessidade de dar voz e vez aos defensores da floresta. “É urgente não só falar da defesa da floresta, mas também do povo que defende a floresta. São importantes espaços como esses que falam sobre a defesa da floresta e dos recursos naturais, mas também do povo que defende a floresta”, declarou Claudelice.
TEDxAmazônia
Ministra Marina Silva palestra no evento TEDxAmazônia em Manaus
Gato Junior/Rede Amazônica
O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED, que é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED.
O TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. O TEDxAmazônia faz parte, assim, da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: