Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

G1

Eclipse solar: veja onde observar o fenômeno de forma gratuita em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Clubes de astronomia vão oferecer observação aberta ao público com o uso de telescópio solar. Moradores de Rondônia serão privilegiados com a vista, a partir das 13:43h. Clube de Astronomia promove evento aberto ao público
Emily Costa/G1 Rondônia
Um eclipse solar está previsto para acontecer neste sábado (14) e os moradores de Rondônia serão privilegiados com a vista, a partir das 13:43h (horário local). Em Porto Velho, dois clubes de astronomia devem oferecer observação gratuita para a população.
Na capital, no auge do eclipse, cerca de 78% do sol será coberto, criando a imagem de uma lua minguante brilhante no céu. Para uma observação segura, é essencial utilizar equipamentos apropriados e evitar olhar diretamente para o sol.
É importante escolher um local seguro e utilizar uma proteção adequada durante a observação. Os filmes de raio-x, negativos de fotos e óculos de sol não são recomendados para observar o eclipse solar. Mesmo com proteção UV, assistir ao eclipse apenas com óculos de sol não é confiável devido à intensidade de luz que ainda estará presente na parte exposta do Sol.
Para ajudar, os clubes de astronomia do Instituto Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) vão oferecer observações gratuitas. Confira:
IFRO – Campus Calama
O grupo de pesquisa de astronomia do Instituto Federal de Rondônia (AstroIfro) realizará um evento de observação de forma gratuita e aberto ao público. No local será disponibilizado telescópios solar, filtros espcíficos para observação do sol e amostra de materiais astronômicos.
Onde? Ifro campus Calama, localizado na Avenida Calama, localizado no Flodoaldo Pontes Pinto em Porto Velho.
Quando? Sábado, dia 14
Que horas? 14h
Espaço alternativo de Porto Velho
Se você é daqueles que quer acompanhar todas as fases do eclipse solar, outra opção é observar no Espaço Alternativo de Porto Velho. O Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia estará no local apartir das 13h da tarde e será disponibilizado telescópios solares para a observação.
De acordo com o clube de astronomia, a observação acontecerá antes da passarela do Espaço Alternativo de Porto Velho, localizado avenida Governador Jorge Teixeira, bairro Costa e Silva.
Veja também: Eclipse solar em Rondônia: que horas começa, como observar e posso tirar foto com o celular?

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: