Conectado por

Rondônia, domingo, 19 de maio de 2024.

G1

Eclipse solar: qual a chance de estar nublado no dia do evento astronômico em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


No próximo sábado (14), lua se posiciona na frente do sol, deixando apenas um ‘anel de fogo’. Veja horário do eclipse no estado. Eclipse solar anular ocorre no dia 14 de outubro
Jefferson Mazzoni/Arquivo pessoal
Faltando poucas horas para o eclipse solar em Rondônia, muita gente tem ficado apreensivo sobre a possibilidade do sábado (14) estar nublado e, com isso, atrapalhar a visibilidade do evento astronômico.
Os moradores de Rondônia serão privilegiados com a vista a partir das 13:43h (horário local). Na capital Porto Velho, no auge do eclipse, cerca de 78% do sol será coberto, criando a imagem de uma lua minguante brilhante no céu.
Segundo os astrônomos, se o céu estiver completamente nublado durante um eclipse solar, a pessoa pode não ser capaz de ver o fenômeno diretamente, pois as nuvens atuam como uma barreira que bloqueia a visão do sol e do eclipse.
No entanto, em duas situações, é possível se ter uma visão parcial ou intermitente do eclipse solar, mesmo em um céu nublado.
Se as nuvens forem finas;
ou se as estiverem se movendo rapidamente.
Caso o tempo esteja nessa situação, haverá momentos em que o sol fica visível, permitindo que o rondoniense veja partes do eclipse.
Em algumas situações, poderá ser possível observar o eclipse indiretamente por meio da técnica da sombra, onde a luz do sol é projetada através de pequenas aberturas em uma superfície.
Eclipse solar em Rondônia: que horas começa, como observar e posso tirar foto com o celular?
Além disso, a fumaça resultante de queimadas pode interferir na observação do céu. Isso porque a fumaça das queimadas contém partículas em suspensão e poluentes que podem tornar o ar turvo e reduzir a visibilidade.
Nos últimos dias, a fumaça tem bloqueado a luz em várias cidades do estado e tornado o céu opaco.
Como foi o 14 de outubro dos últimos anos?
De acordo com dados meteorológicos, o dia 14 de outubro costuma ser nublado no estado. Em Porto Velho, por exemplo, o dia foi nublado em 80% das vezes desde os anos 2.000.
Eclipse solar: veja onde observar o fenômeno de forma gratuita em Porto Velho
Em Vilhena, localizada no sul do estado, o céu costuma estar nublado cerca de 70% do tempo há mais de duas décadas.
No entanto, o histórico de dias com tempo fechado em 14 de outubro costuma ser ainda mais predominante na região do Vale do Jamari, onde a incidência de nuvens bloqueando o sol chega a 84% do tempo.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, no sábado a previsão é de aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite em Porto Velho. A possibilidade de chuva na capital é de 90%.
Em Vilhena, pela manhã o sol estará presente, mas ao longo do dia, a nebulosidade aumentará. Há previsão de pancadas de chuva durante a tarde e à noite.
Na região central do estado, como em Ji-Paraná, durante a manhã haverá sol com aumento de nebulosidade. À tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuva.
O que é eclipse solar?
Um eclipse solar ocorre quando a lua passa entre a terra e o sol, bloqueando a luz solar direta. Isso faz com que o sol pareça ser obscurecido ou, em alguns casos, apareça como um anel brilhante ao redor da lua.
É importante observar um eclipse solar com precauções adequadas, como óculos de proteção solar, para evitar danos à visão.
Abaixo, veja alguns cuidados que você deve tomar ao observar um eclipse solar:
Óculos de proteção: nunca olhe diretamente para o sol sem a proteção adequada. Use óculos de proteção solar projetados especificamente para observação de eclipses ou filtros solares aprovados. Esses óculos devem atender a padrões de segurança específicos para garantir que seus olhos estejam protegidos.
Telescópios e binóculos: se você estiver usando telescópios ou binóculos para observar o eclipse solar, certifique-se de que eles também estejam equipados com filtros solares apropriados.
Proteção para câmeras: se você estiver usando uma câmera para fotografar o eclipse, também é importante usar filtros solares apropriados na lente. Não olhe pelo visor ótico de uma câmera, pois isso pode prejudicar seus olhos.
VÍDEO: eclipse solar anular forma ‘anel de fogo’ no céu

Fonte: G1 Rondônia

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: