Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Destaque

Líder indígena Almir Suruí tem participação confirmada no II Encontro ICLEI Amazônia


Compartilhe:

Publicado por

em

O indígena Almir Suruí tem sido a voz e o escudo do povo Paiter-Suruí
Evento em Porto Velho vai reunir lideranças para debater a sustentabilidade na Amazônia

O indígena Almir Suruí tem sido a voz e o escudo do povo Paiter-Suruí

Almir Narayamoga Suruí, renomado líder indígena e proeminente empreendedor brasileiro, será uma das figuras que irá engrandecer o II Encontro ICLEI Amazônia e o I Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, que será realizados entre os dias 17 e 19 de outubro, no auditório do Ifro da Calama. Nascido em Cacoal, Almir tem sido a voz e o escudo do povo Paiter-Suruí, enfrentando inúmeras adversidades para proteger suas terras e tradições.

“Este encontro representará um momento histórico para a valorização e integração da região Amazônica, e a participação de Almir Suruí simboliza a união de forças e conhecimentos ancestrais com inovações sustentáveis. Ele, que já foi laureado como “a pessoa mais criativa em negócios do Brasil” pela Fast Company, traz consigo não apenas a luta, mas também soluções inovadoras para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, disse Leandro Dill, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), entidade que organiza o I Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.

Almir é internacionalmente reconhecido por seu Projeto de Carbono Suruí, agraciado com o Prêmio Maia Lin, e por suas iniciativas empreendedoras em parceria com grandes corporações como Google e Natura. Seu comprometimento com a bioeconomia é evidente em suas diversificadas produções, que incluem café, castanha, gado e iniciativas em ecoturismo.

“A presença de Almir Suruí no evento não só ressalta o protagonismo indígena na construção de um futuro sustentável, mas também celebra a transmissão de conhecimento e inspiração para as novas gerações. A jovem Txai Suruí, sua filha e acadêmica de Direito, já segue seus passos. A participação de Almir no evento promete ser um marco, proporcionando reflexões profundas e propositivas sobre a integração entre tradição e inovação para um futuro mais sustentável e harmonioso na Amazônia”, completou Leandro Dill.

Texto: SMC
Foto: Arquivo

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: