Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

Política

Governo promove desenvolvimento em Chupinguaia atendendo demandas da deputada Cláudia de Jesus


Compartilhe:

Publicado por

em

Realização do programa Rondônia Cidadã e autorização de estudos para construção de salas de aula são conquistas para o município.

O governo do Estado atendeu às solicitações da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) para o município de Chupinguaia, localizado a quase 700 km da capital Porto Velho. Durante os dias 24 e 25 de junho, o governo realizou a 53ª edição do programa Rondônia Cidadã na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Moacyr Caramello. Além disso, autorizou um estudo de viabilidade para a reforma do prédio e construção de três salas de aula na mesma escola.

A parlamentar participou ativamente dos eventos do Governo Itinerante na região do Cone Sul, juntamente com o governador Marcos Rocha. Durante a programação, foram entregues títulos, maquinários e ocorreram inaugurações, além do acompanhamento de obras realizadas com recursos do Estado na região que engloba Pimenteiras, Corumbiara, Cabixi, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena e Chupinguaia.

Cláudia de Jesus ressaltou que essa iniciativa reflete a preocupação do governo em reduzir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes do estado de Rondônia. “Agradeço ao governador Marcos Rocha e toda sua equipe por entenderem a importância dessas demandas para o desenvolvimento de Chupinguaia. Seguiremos trabalhando juntos para garantir o progresso de nossa região e o bem-estar da população”, agradeceu a parlamentar.

Rondônia Cidadã

O programa facilita o acesso aos serviços ao ser realizado mais próximo da comunidade e em fins de semana, contemplando aqueles que não conseguem acessá-los durante a semana devido ao trabalho ou outras atividades. Dessa forma, busca-se garantir que a população desfrute dos direitos assegurados, principalmente no que diz respeito à questão documental, que permite o exercício pleno da cidadania.

A realização inédita do programa em Chupinguaia proporcionou serviços essenciais à população, como emissão de documentos, assistência jurídica e orientações sobre programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), como o Mamãe Cheguei, Crescendo Bem e Criança Feliz. Além disso, houve cortes de cabelo, atividades recreativas para as crianças e apoio à inserção no mercado de trabalho.

Salas de aulas

A autorização para a construção de três novas salas de aula na Escola Moacyr Caramello trará benefícios diretos a mais de mil estudantes. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio de ofício, informou que a Coordenadoria de Infraestrutura e Obras iniciará o estudo do projeto após atender demandas judiciais urgentes com prazos estabelecidos.

A parceria do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento de Chupinguaia, uma cidade agrícola composta por cinco distritos, três aldeias indígenas e um assentamento com mais de 400 famílias.

Texto: Cristiane Abreu – Assessoria parlamentar. 

Foto: Prefeitura de Chupinguaia – Ro

Compartilhe: