Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

Política

Cláudia de Jesus propõe medidas para aumentar doações de sangue em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Propostas incluem ampliação dos horários de coleta e realização de campanhas na Alero.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou duas indicações com o objetivo de ampliar as doações de sangue no estado de Rondônia. As medidas propostas incluem a ampliação dos horários de atendimento para coleta em todo o estado e a realização de campanhas de doação voluntária na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

A primeira indicação, Cláudia de Jesus destaca a importância de verificar o atendimento em horários diferenciados para a coleta de sangue. A proposta sugere o aumento do horário de coleta de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados, das 8h às 12h. A medida visa mobilizar a população e aumentar os estoques de sangue, garantindo o atendimento adequado aos hospitais da região, especialmente para cirurgias eletivas.

“A escassez de doadores é uma dificuldade enfrentada em todo o estado. É responsabilidade do poder público contribuir para a mobilização desse processo, facilitando o acesso dos doadores aos locais de coleta”, ressaltou a deputada.

Na segunda indicação, Cláudia de Jesus propôs a realização de campanhas de doação voluntária nas dependências da Alero a cada três meses. A intenção é incentivar servidores e visitantes da Casa de Leis a participarem ativamente do processo de doação de sangue.

A deputada ressalta a importância de utilizar as estruturas públicas existentes para promover ações que beneficiem a sociedade como um todo. A dificuldade em atrair doadores de sangue é um desafio enfrentado não apenas em Rondônia, mas em várias regiões do país.

Realidade

Atualmente, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) enfrenta níveis críticos de estoques de diferentes tipos sanguíneos, como A, B, O, AB, negativo e positivo. A demanda por sangue não tem sido suprida adequadamente pelas doações. O Ministério da Saúde destaca a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques regulares em todo o país, evitando possíveis desabastecimentos. É válido ressaltar que cada doação pode salvar até quatro vidas.

Texto: Cristiane Abreu – Assessoria parlamentar
Foto: Governo de Rondônia

 

Compartilhe: