Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

Política

Confúcio Moura afirma que o Brasil precisa ter ações educacionais de longo prazo se quiser ter bons resultados no futuro


Compartilhe:

Publicado por

em

De acordo com o senador rondoniense, que tem a Educação como principal bandeira do seu mandato, se o Brasil não tiver a solidez, a continuidade nas políticas educacionais ao longo do tempo, não adianta qualquer portfólio de reformas, porque não vai dar bom resultado lá no final. “A tradição de reformas no Brasil sempre teve como foco grupos de interesse, setores específicos; quem mais pode pressionar, leva. Imagino que, agora, os critérios serão outros, serão os interesses do País. E, se assim for, que a educação seja priorizada!”, pediu o senador.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Antes, o parlamentar afirmou que deseja que o governo do presidente Lula dê certo e que está torcendo muito para essa assertividade. Confúcio Moura elogiou o quadro de ministros experientes da atual gestão e destacou que o país necessita de maior e mais prolongado crescimento. “Este ano a gente estima chegar a 2,5%, já é alegria para nós todos. Mas temos que buscar crescimento maior, para gerar emprego e oportunidade para as novas gerações, para quem entra no mercado de trabalho. Isso só é possível com uma taxa de crescimento acima de 3% ou 4% ao ano”, disse.

Rondônia e os municípios dedicados à educação

Na sua fala, 0 senador reconheceu alguns municípios de Rondônia pelos esforços na área educacional. “Nós somos do Norte, da Região Amazônica, sou do Estado de Rondônia. Então, por exemplo, ao visitar o Município de Monte Negro eu fiquei muito feliz. E também, depois foi uma equipe daqui do gabinete fazer visita aos municípios, para ver o resultado na prática. Nós ficamos muito satisfeitos com o trabalho da Secretária Gilvania Moratto e do Prefeito Ivair Fernandes, que vão muito bem. É uma coisa extraordinária o esforço coletivo, a participação da comunidade” ressaltou.

Segundo Confúcio Moura, o prefeito de Monte Negro e todos os secretários estão envolvidos, cuidando da educação. “Não é só a Secretária de Educação, não, todos ali de mãos dadas para que as escolas fiquem sempre bonitas, organizadas, com alimentação, com transporte de boa qualidade. Então a gente pôde ver tudo isso na creche, funcionando perfeitamente. Cada criança é preciosa, cada criança ali recebe atenção especial”, disse.

O senador disse que a sua assessora técnica, Maristela Dourado, que trabalhou com o então senador Cristovam Buarque por muitos anos, esteve lá em Monte Negro e perguntou se os meninos estão enxergando direito, se estão ouvindo bem. A secretária falou: não, aqui não temos nenhum caso de deficiência auditiva sem o diagnóstico e nenhum distúrbio visual das crianças sem a correção ou sem os óculos”. Maristela insistiu: Como é que vocês conseguem isso? A secretária Gilvânia explicou: “é que nós temos um convênio com a USP de São Paulo.”

“Vejam, meus amigos, lá em Rondônia, em Monte Negro, temos um convênio com a USP, a USP tem um campus avançado lá, no interior, no meio da floresta, onde tem pesquisadores, tem tudo”, exaltou Confúcio Moura.

O senador reforçou que a USP também cuida das escolas municipais de educação básica do município de Monte Negro. “Então, não tem problema de criança doente, uma criança com uma visão frágil ou uma acuidade visual ou condição auditiva ruim. Todos estão atendidos. Então eu falo que esse é um exemplo maravilhoso. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) vai bem, alfabetização na idade certa. Então a coisa vai indo”, explicou.

O parlamentar lembrou de vários municípios do estado. Segundo ele, Nova Brasilândia do
Oeste, por exemplo, é um município que sempre tem as melhores notas do estado, que
todo ano ganha prêmios e tem na figura de uma excelente secretária, Maria Rezende, que
está trabalhando há muitos anos, professora madura, experiente, equilibrada. “Temos
também Santa Luzia, que foi o melhor desempenho, é um Município pequeno, mas tem a
Lena, que é a Secretária da Educação, o Jurandir, que é o Prefeito, que dá apoio; com
isso, a coisa vai”, afirmou.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Outros municípios rondonienses também foram destacados pelo senador. “Novo Horizonte, o prefeito é o Cleiton Cheregato, que também está dando a alma. Ele é professor, está ajudando bastante. Tem o Município de Itapuã do Oeste, com o Prefeito Moisés, e a Rute, também trabalhando com muito esforço. Temos a Gláucia Medeiros, em Porto Velho, e assim vai. Não vou citar todos os nomes porque é muita coisa”, sublinhou.

Tribunal de Contas do Estado e a educação.

Confúcio Moura também destacou a forte atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) na educação. Segundo ele, o TCE resolveu assumir a educação básica, a alfabetização na idade certa, na pessoa do presidente do Tribunal, dr. Paulo Curi. “Eles passaram a monitorar os municípios, a chamar os prefeitos, a convidar os secretários, a dar capacitação, orientação. É um trabalho assim que a gente não via isso no passado”, disse.

Para o senador, o Tribunal de Contas era sempre um órgão de fiscalizar contas, de olhar processos, licitações, de punir, de multar, mas em Rondônia não. “Lá não. Podem fazer tudo isso que eu estou falando, mas estão cuidando da educação também. O Tribunal de Contas está promovendo, chamando, reunindo prefeitos, governador. O resultado está sendo muito bom com a participação do Tribunal de Contas e de todos os seus conselheiros. Paulo Curi termina o mandato dele agora no final do ano, mas eu tenho certeza que o Tribunal incorporou essa doutrina de, além de monitorar o gasto público, também fazer com que o gestor melhore a qualidade e desenvolvimento do estado. Isso é
extremamente importante”, elogiou o senador.

Ao finalizar, Confúcio Moura sublinhou que a melhora na qualidade da educação, que ele prega como um sacerdócio, é salvadora. “A gente precisa, realmente, cuidar das crianças. O melhor princípio de justiça e de equidade é levar o que há de melhor para os mais pobres: levar a escola mais bonita para as periferias, para as favelas. Se você quer levar dignidade, leve uma biblioteca bonita para o bairro, faça no bairro”, concluiu Confúcio Moura.

 

 

Compartilhe: