Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Executivo

Sesau orienta população para cuidados e prevenção de acidentes que ocasionam queimaduras


Compartilhe:

Publicado por

em

O atendimento móvel – Samu pode ser solicitado pelo fone 192

 

A importância quanto à prevenção é apontada como a melhor forma de evitar acidentes que ocasionam queimaduras, sendo observandos cuidados simples como desligar eletrodomésticos, atenção ao utilizar produtos inflamáveis, exposição excessiva ao sol e proximidade com o fogo. As orientações são reforçadas pelo Governo de Rondônia, por meio de ações da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, que fortalece medidas visando maior proteção às crianças e adultos, e, consequentemente, evitando atendimentos por queimadura em prontos socorros. Desde janeiro foram contabilizados 29 atendimentos, apenas no Pronto Socorro João Paulo II.

Segundo o Ministério da Saúde, queimaduras são feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, que resultam em destruição parcial ou total da pele, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.

A enfermeira intensivista do Pronto Socorro João Paulo II, Maria Olinda de Araújo alerta sobre os cuidados. “Todas as queimaduras devem ser avaliadas pela equipe médica, mas condutas como retirar com cuidado roupas e acessórios, e nunca colocar gelo após o acidente minimizam os danos”, informou a profissional.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da colaboração e atenção redobrada da população nas atividades domésticas e de trabalho. “É necessário destacar que os órgãos responsáveis estão atentos aos alertas quanto aos chamados. O cuidado deve nortear nossas condutas, proteger a si e ao próximo garante o bem-estar de toda a sociedade”, ressaltou.

ATENDIMENTO

Em casos de acidentes, não é recomendado usar produtos domésticos como creme dental, café em cima da ferida e nem furar as bolhas. A primeira medida a se tomar é solicitar a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, pelo 192 ou procurar o pronto atendimento mais próximo.

O Pronto Socorro João Paulo II é a porta de entrada para casos mais graves, como no caso de grandes queimaduras, e posteriormente os pacientes em situação delicada são transferidos para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, que conta com um setor específico de atendimento e tratamento de feridas e outros casos mais perigosos. 

O Secretário da Sesau, Jefferson Rocha explica que, as equipes de atendimentos são especializadas em tratamentos que contemplam a recuperação, cirurgias plásticas e pós-cirúrgicos, se tratando de casos graves. “O melhor é evitar qualquer conduta que coloque em risco você e seus familiares, pois os pacientes vítimas de queimaduras, são casos delicados e com internações hospitalares longas”, ressaltou.

Compartilhe: