Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Geral

Expectativa da FACER é fortalecer a gastronomia regional com o 1º Festival Rondônia Saboroso


Compartilhe:

Publicado por

em

O 1º Circuito Rondônia Saboroso já está movimentando o setor gastronômico no estado. Com a proposta de oferecer capacitações e despertar a criatividade, o festival se torna ainda um excelente momento para valorizar a gastronomia regional, gerar engajamento e despertar a atenção do público por meio de estratégias de comunicação e marketing.

Iniciativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), em parceria com o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a ideia de realizar um festival gastronômico no estado surgiu em meio a um momento de crise mundial.

“O evento foi discutido lá atrás, entre o Governo do Estado e a Facer. Foi na época da pandemia, inclusive, e a ideia era fortalecer os bares e restaurantes do estado e também fomentar a questão cultural. Naquela oportunidade, o setor estava sofrendo bastante, por conta da Covid-19, e a conversa com o Estado, por meio do Sérgio Gonçalves, era trazer uma cozinha criativa, treinamentos, promover e fazer negócios dentro dos bares e restaurantes”, explica Marco Cesar Kobayashi, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais.

Nesta primeira edição, o Rondônia Saboroso tem como foco 10 municípios: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e São Miguel do Guaporé. Além de oferecer oficinas criativas, de gestão, atendimento, vendas e marketing, o 1º Circuito Rondônia Saboroso vai oferecer consultoria individual aos estabelecimentos participantes, garantindo que cada um apresente, para o festival, um prato inovador, que valorize principalmente os ingredientes locais.

Para o desenvolvimento deste projeto, a FACER conta com a consultoria técnica da Cocriando Sabor e Saber que tem uma metodologia exclusiva para o desenvolvimento de eventos gastronômicos, aplicada em dezenas de festivais já realizados em Santa Catarina. O Circuito tem o apoio do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia, do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e de algumas prefeituras municipais.

“A 1ª edição do Rondônia Saboroso será dividido em três temporadas. A 1ª acontece em Cacoal, Cerejeiras e Pimenta Bueno, entre 06 e 23 de julho; a 2ª será realizada em Ariquemes, Machadinho D’oeste e Porto Velho, de 13 a 31 de julho, e por último a Temporada 03, que acontece de 03 a 20 de agosto em Jaru, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé. Vale destacar que o festival acontece nos próprios estabelecimentos. Durante cada temporada, os participantes vão apresentar os pratos exclusivos criados para o Rondônia Saboroso”, detalha Gerson Zanato, coordenador do projeto.

A expectativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, com a realização do 1º Circuito Gastronômico Rondônia Saboroso, é alcançar 100 estabelecimentos, nos 10 municípios onde será realizado. Podem participar do festival restaurantes, cafeterias, confeitarias, petisquerias, hamburguerias e bares. As inscrições de estabelecimentos ainda podem ser feitas por meio das associações comerciais de cada município. A Facer tem disponibilizado a lista de contatos, por meio do link  https://bit.ly/3C50xJy

(Assessoria de Imprensa/Facer)

Compartilhe: