Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Jurídicas

TJRO faz alerta sobre golpes pelo Whatsapp utilizando nome do Poder Judiciário 


Compartilhe:

Publicado por

em

O Poder Judiciário de Rondônia informa que instalou procedimento para apurar a prática de fraudes envolvendo o nome da Justiça de Rondônia e da Corregedoria-Geral da Justiça após denúncia de uma advogada, que teve seus dados utilizados por criminosos.

A advogada relatou a ocorrência de um novo esquema fraudulento que vem sendo realizado por meio do aplicativo WhatsApp, utilizando documento com nome e o símbolo deste Tribunal de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça, em papel timbrado.

A fraude, segundo a denúncia, consiste no envio de mensagens por uma pessoa que se passa pela advogada, contendo requisição de pagamento em conta de terceiros, em nome deste Poder Judiciário, com a falsa justificativa de “quitação das certidões negativas”, o que não condiz com a realidade.

O Gabinete de Segurança Institucional do TJRO apontou que os golpistas utilizam números de telefones móveis sem cadastro, ou com cadastro em nome de terceiros, que acabam sendo vítimas também, o que dificulta as buscas por dados concretos durante as investigações policiais. Portanto, para evitar golpes a orientação é sempre confirmar a origem das mensagens recebidas, realizando ligação para número fixo ou funcional da instituição, que sempre estão disponíveis nos sites oficiais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: