Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Em 4 anos, Programa de Eficiência Energética já substituiu 2.400 geladeiras e trocou 80 mil lâmpadas no estado 


Compartilhe:

Publicado por

em

Programa é executado pela Energisa em Rondônia, beneficiando famílias de baixa renda  

O projeto Nossa Energia, que é uma das ações do Programa de Eficiência Energética,  tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica nas residências dos consumidores de baixo poder aquisitivo, contribuindo para ampliar a consciência sobre a mudança de hábitos e comportamentos no uso eficiente e seguro da energia elétrica. Na prática, o projeto substitui geladeiras antigas, de clientes cadastrados na Tarifa Social, por modelos novos e mais eficientes com o Selo Procel de Economia de Energia, e também troca lâmpadas antigas por modelos em LED, que são mais econômicos.

Nestes quatro anos de atuação da Energisa em Rondônia já foram trocadas 2.400 geladeiras antigas por novas. Com essa troca, deixaram de ser emitidas na atmosfera 342 toneladas de CO2. Com relação às lâmpadas, 80 mil unidades foram substituídas no estado por modelos de LED. “As geladeiras novas, assim como as lâmpadas, contribuem para melhorar a vida dos clientes, conservando melhor os alimentos e ajudando na economia dessas famílias’’, explica a coordenadora da ação, Camila Teixeira.

A substituição é totalmente gratuita e acontece nos municípios que recebem o caminhão itinerante da Energisa, chamado de Nossa Energia. A troca das geladeiras e das lâmpadas prioriza  os consumidores com os eletrodomésticos mais avariados e com 10 anos ou mais de uso.

E sempre surge a dúvida com relação ao destino dos objetos usados. As geladeiras substituídas são encaminhadas para indústrias especializadas em reciclagem deste tipo de aparelho. As Lâmpadas, que também não podem ser descartadas em lixo comum devido à presença de mercúrio,  também são encaminhadas para ume empresa que faz o descarte ambientalmente correto do material.

 

 

Compartilhe: