Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Saúde

Prefeitura oferece castração gratuita para animais domésticos


Compartilhe:

Publicado por

em

Gratuidade é assegurada a pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico, além de ONGs e protetores de animais independentes

Desde março último, o procedimento de castração já atendeu mais de 350 animaisDesde março último, o procedimento de castração já atendeu mais de 350 animais

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), oferece a castração de animais domésticos de forma gratuita, realizada em uma clínica veterinária especializada, escolhida através de um processo licitatório.

A gratuidade no serviço é assegurada aos tutores de baixa renda que estiverem cadastrados no CadÚnico, além de ONGs, protetores de animais independentes. Os interessados devem se dirigir à Sema, levando os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e de renda ou comprovação de inscrição no CadÚnico.

Todo o processo é gratuito e realizado por profissionais qualificadosTodo o processo é gratuito e realizado por profissionais qualificados

“Na Sema, fazemos o cadastro e agendamos para a clínica, onde é feito o exame de avaliação para confirmar se o animal está apto para a castração. Todo esse processo é gratuito e realizado por profissionais qualificados, onde também contamos com a ajuda de muitos voluntários da causa animal, como por exemplo da vereadora Márcia Socorrista. É uma ação que visa assegurar atendimento de qualidade e reduzir a população de animais em nossa cidade”, explicou o secretário da Sema, Robson Damasceno.

Iniciado em março último, o procedimento de castração já atendeu mais de 350 animais. A meta para este ano é realizar 1.400 castrações.

O médico Carlos Alexandre explica que antes do procedimento, os animais são avaliadosO médico Carlos Alexandre explica que antes do procedimento, os animais são avaliados

CONTROLE

A tutora Eliane Coutinho fez a adoção responsável da gata Pérola, através de uma ONG protetora de animais. Ela fez o processo junto à Sema para a castração e agora, aos sete meses, o animal vai passar pela cirurgia.

“É uma forma de assegurar que não vai haver o nascimento de filhotes, que depois não teríamos como acolher. Para doar, é preciso uma série de cuidados. Então, é melhor prevenir e evitar filhotes. É uma ação muito boa, direcionada pela Prefeitura de Porto Velho e que a sociedade toda ganha com essa iniciativa”, destacou Eliane, que tem mais dois gatos e um cachorro.

Secretário considera a ajuda dos voluntários, como a vereadora Márcia SocorristaSecretário considera a ajuda dos voluntários, como a vereadora Márcia Socorrista

TRABALHO

O médico veterinário Carlos Alexandre Maio é um dos responsáveis pelas cirurgias de castração. “É uma forma segura de redução do número de animais, com o procedimento seguindo todos os padrões necessários. Os animais são avaliados e a castração é agendada, aos que estão aptos. Temos muitos animais nas ruas em nossa cidade e a ação da Prefeitura é muito importante no sentido de enfrentar esse problema”, relatou.

As pessoas interessadas em castrar o animal de estimação, gato ou cachorro, devem se dirigir à Sema, à rua General Osório, nº 81, Centro, munidas dos documentos pessoais e comprovante de residência, para fazer o cadastro e recolher a guia de castração.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: