Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Ieda Chaves fortalece o apelo para melhoria no acesso e opções de voos com saídas de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamento Amazônico buscou soluções de melhorias na malha viária aérea na Amazônia.

Nesta quarta-feira (31), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), fez parte da comitiva rondoniense na Terceira Reunião Ampliada de 2023 da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). 

O encontro contou com diversos assuntos em pauta, entre eles, a aviação comercial, viabilidade do Projeto Multimodal Manta, potencial da agência para alavancar os produtos da Amazônia no mercado internacional e o elo de integração trinacional.

“Temos urgência, principalmente, na busca por aprimoramento do acesso e da expansão das opções de voos partindo de Rondônia e dos demais estados da Amazônia Legal, além disso impulsionando o desenvolvimento regional e conectando as pessoas e, ainda, o fortalecimento das viagens de negócios e turismo”, contribuiu Ieda Chaves. 

DEMANDAS

De acordo com Edna Auzier (PSD), deputada do Amapá e presidente do Parlamento, a expectativa é que o dia de trabalho seja de muitas conquistas em prol dos estados que é uma luta importante para todos da região amazônica.

“A pauta é extensa, mas precisamos de resultados. Estaremos apresentando uma carta em Brasília (DF) e vamos cobrar as nossas reivindicações após as nossas reuniões do Parlamento Amazônico das pautas comuns como, por exemplo, a regularização fundiária, mineração, recuperação de BRs, fortalecimento do setor primário, licenças ambientais, entre outros”, falou.

AVIAÇÃO

Os trabalhos contaram com a palestra informativa de Tiago Sousa Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de forma virtual. Os parlamentares fizeram vários questionamentos em relação à malha viária no Norte ao presidente que, por sua vez, fez esclarecimentos devidos e falou do empenho da Agência em buscar soluções aos gargalos enfrentados.  

“Anotei as considerações para que possamos fazer posteriormente novas conversas para tentar melhorar a regulação à região Norte, tudo dentro da nossa ‘ossada’ de competência. Mas, podemos também ser um interlocutor junto ao Governo Federal e autoridades parlamentares para poder atender melhor. Reconheço que a região precisa de um atendimento melhor pelo transporte aéreo”, avaliou. 

OUTROS TEMAS 

Arthur de Freitas, coordenador geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; e Assurbanipal Barbary de Mesquita, secretário de Indústria do Acre.

REGISTROS

O colegiado reuniu parlamentares de outros estados que integram a Amazônia Brasileira, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de autoridades importantes, entre eles, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), do presidente Luiz Gonzaga (PSDB), entre outras autoridades.

AGENDA

A próxima reunião está agendada para ocorrer nos dias 22 e 23 de junho no estado de Tocantins. 

 

Texto: Etiene Gonçalves

Foto: Rafael Oliveira – SECOM-ALE

Compartilhe: