Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Declarações de rebanho passam de 75% em Rondônia e podem ser feitas até 31 de maio


Compartilhe:

Publicado por

em


A regional de São Francisco deve ser a primeira a finalizar o processo de declaração. Porto Velho é a regional com a menor taxa de declarações feitas até o último levantamento. Declaração de rebanho vai até o dia 31 de maio em Rondônia
Marcos Vicentti/Secom
Os produtores rurais de Rondônia podem declarar o rebanho à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) até o dia 31 de maio. Até este final de semana, mais de 75% do rebanho já havia sido declarado, sendo as regionais de São Francisco do Guaporé (RO), Jaru (RO) e Ariquemes (RO) as mais avançadas nesse processo.
De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é que os produtores concluam o processo de declaração alguns dias antes do prazo final para evitar atrasos e uma possível sobrecarga no sistema da Idaron.
Para fazer a declaração de forma online, o produtor deve usar a mesma senha que utiliza para emitir a “e-GTA” – Guia de Trânsito Animal Online. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site pelo computador ou celular e cadastrar a senha.
Porto Velho tem o maior rebanho bovino de Rondônia, revela Idaron
A declaração de rebanhos é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos – animais suscetíveis à febre aftosa. Equídeos, aves e outras culturas também devem ser declarados.
A regional de Porto Velho, proporcionalmente, é a que tem apresentado o menor número de declarações.
Ainda de acordo com a Idaron, dos municípios e distritos com registros de mais de 85% dos rebanhos declarados, o destaque vai para Cujubim, Rio Branco, Bom Jesus, Machadinho d’Oeste, Quinto Bec, Nova Londrina, São Domingos, São Miguel do Guaporé, Boa Vista do Pacarana, Ministro Andreazza, São Felipe, Colorado do Oeste.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: