Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Geral

Planeje sua viagem: por que celebrar as festas juninas em São Luís do Maranhão?


Compartilhe:

Publicado por

em

Descubra a tradição e encanto das raízes culturais do Brasil

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

As festas juninas são uma tradição marcante em todo o Brasil, mas há um lugar que se destaca por sua singularidade e autenticidade: São Luís do Maranhão. A capital maranhense abraça com entusiasmo as festividades juninas, oferecendo aos visitantes uma experiência única e encantadora.

Sendo assim, vamos mostrar abaixo algumas das coisas únicas que as festas juninas em São Luís possuem, destacando a grandiosidade do Arraial de São João e a fascinante celebração do Bumba Meu Boi.

As festas de São Luís do Maranhão

O local é o lar do maior arraial do Brasil, uma festa que atrai pessoas de todas as partes do país. O Arraial de São João é um evento impressionante, com uma programação variada que inclui shows musicais, apresentações de danças típicas, comidas tradicionais e a famosa quadrilha junina. O arraial é realizado em vários pontos da cidade, espalhando alegria e animação por todos os cantos. Os turistas têm a oportunidade de vivenciar a cultura maranhense em sua plenitude, mergulhando em uma atmosfera festiva e contagiante.

Bumba Meu Boi e a cultura local

 Além do Arraial de São João, uma das maiores atrações das festas juninas em São Luís do Maranhão é a celebração do Bumba Meu Boi. Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Bumba Meu Boi é uma manifestação artística e folclórica que mescla música, dança, teatro e festa.

A festa gira em torno da história do boi que morre e ressuscita, envolvendo personagens como o vaqueiro, a sinhazinha, o amo do boi e os brincantes que animam a festividade com suas apresentações emocionantes. As apresentações do Bumba Meu Boi em São Luís são genuínas e repletas de energia, envolvendo o público em uma atmosfera mágica e cativante.

Celebrar as festas juninas em São Luís é uma experiência inigualável, a capital maranhense encanta os visitantes com sua riqueza cultural e tradição. O Arraial de São João oferece uma programação diversificada que valoriza as raízes culturais da região, proporcionando momentos de alegria e imersão na cultura local. Portanto, se você está planejando uma viagem para celebrar as festas juninas, este é o destino ideal para vivenciar essa experiência única e marcante.

Agora que você já sabe como são as festas juninas de São Luís, pode começar a planejar a viagem até lá para curtir esse período que está se aproximando. Inclusive, vale ressaltar que a cidade maranhense possui uma rodoviária que recebe ônibus de várias cidades do Maranhão e de outros estados do Brasil – diversos trajetos são realizados pelo Expresso Guanabara.

 

 

 

Compartilhe: