Conectado por

Rondônia, quarta, 17 de abril de 2024.

Política

Deputada federal Sílvia Cristina diz que juros altos prejudicam produtores e travam novos investimentos


Compartilhe:

Publicado por

em

Na Rondônia Rural Show, ela ressaltou a força do agronegócio, mas alertou para os prejuízos com os juros altos

A deputada federal Silvia Cristina destacou a força do setor produtivo em Rondônia, ao participar da Rondônia Rural Show, realizada nesta semana em Ji-Paraná. Mas, a parlamentar alertou para a elevada taxa de juros que é praticada pelos bancos oficiais, reflexo da decisão do Banco Central, que mantém a taxa Selic em 13,75% ao ano.

“Os juros altos estão prejudicando os produtores rurais, travando novos investimentos e dificultando o acesso à novas tecnologias. Estive, por dois dias, na Rondônia Rural Show e há uma grande reclamação de quem produz contra os juros elevados. O acesso ao crédito precisa vir com taxas justas, o que infelizmente não está ocorrendo, penalizando o setor pujante que é o agronegócio e impactando diretamente na nossa economia, na geração de emprego e renda”, disse a deputada.

Para Sílvia Cristina, “a feira é um sucesso, mas poderia ter um êxito muito maior, caso fosse praticada uma taxa de juros justa. O pequeno produtor não tem como financiar uma máquina ou implemento, com os juros praticados atualmente”.

A parlamentar declarou ainda que “temos essa questão séria, que são os juros altos, que precisa ser discutida e por isso já estou em Brasília, para travar essa discussão no Congresso Nacional e cobrar do governo federal uma posição firme. Ou baixamos os juros ou a União deve subsidiar o crédito ao produtor rural. Se nada for feito, o setor vai parar de crescer e isso levaria a um impacto negativo para a nossa economia. Assumi o compromisso de lutar contra essas taxas abusivas e não vamos medir esforços para que tenhamos resultados positivos”.

Força do Agro

Sílvia Cristina pontuou que seu mandato também tem apoiado ações e projetos que fortaleçam o setor produtivo, que é a base da economia de Rondônia, e exaltou a Rondônia Rural Show. “A maior feira de negócios da região Norte, chega aos dez anos consolidada, sendo uma vitrine pro nosso pujante agronegócio, exercendo um papel decisivo, como instrumento de fomento à atividade produtiva, estimulando o produtor rural a continuar apostando na força do campo”, finalizou.

Compartilhe: