Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Política

Cláudia de Jesus homenageia pioneiros da Rondônia Rural Show e entidades agrícolas


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputada destaca o trabalho das entidades agrícolas em cerimônia solene.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) prestou homenagem nesta quinta-feira (25), durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show, a um grupo de autoridades, personalidades e lideranças que foram fundamentais na criação e implantação da primeira edição do evento em 2012 , bem como a algumas entidades agrícolas. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), propôs o Voto de Louvor em reconhecimento ao trabalho dessas entidades e pessoas.

Durante a cerimônia de homenagem, a deputada expressou sua gratidão aos idealizadores da Rondônia Rural Show, que fizeram história e acreditaram no potencial do estado. Ela também ressaltou o orgulho em homenagear os agricultores familiares e reafirmou seu compromisso em defender a agricultura familiar em todos os espaços políticos por onde passou, pois é filha de agricultor e sempre lutou por essa importante classe trabalhadora.

“Meu coração está cheio de alegria ao ver nosso estado crescendo, gerando empregos e nossa agricultura cada dia mais pujante, especialmente a agricultura familiar, que produz alimentos para a população. Nessa oportunidade, também quero homenagear nossos agricultores familiares que têm empreendimentos na agricultura familiar, beneficiando a mandioca, a polpa de fruta, o leite, o mel. Isso também é motivo de muito orgulho, e precisamos mostrar as riquezas que temos”, destacou Cláudia de Jesus.

[modula id=”90644″]

Entre os homenageados, destaca-se a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Rondônia (Unicafes), que desempenhou um papel crucial na promoção da agricultura familiar e na união dos produtores rurais. Através de sua atuação, a Unicafes tem contribuído para a organização e o fortalecimento dos agricultores familiares, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho e garantindo a sustentabilidade do setor.

As agroindústrias familiares e organizações solidárias também receberam o reconhecimento da Casa de Leis. Essas iniciativas têm impulsionado a agregação de valor aos produtos rurais, incentivado a produção sustentável e geram emprego e renda no campo. O esforço dessas entidades tem permitido aos agricultores familiares conquistarem espaço no mercado e alcançarem resultados expressivos.

A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro) foi homenageada pela defesa dos interesses dos trabalhadores rurais. A Fetagro luta por melhores condições de trabalho, valorização da agricultura familiar e garantia de direitos fundamentais para essa classe trabalhadora essencial para o desenvolvimento do estado.

A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) foi reconhecida pelo seu trabalho na promoção da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. A cooperativa contribui para a preservação dos recursos naturais, além de promover a inclusão social e a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis de Ji-Paraná, Espigão do Oeste e Alto Paraíso.

A Rondônia Rural Show tem sido um marco para o desenvolvimento do setor agrícola no estado. Desde sua criação, o evento tem proporcionado oportunidades de negócios, intercâmbio de conhecimentos e valorização da produção rural, fortalecendo a economia e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

Autoridades homenageadas:

Senador Confúcio Moura, governador de Rondônia na época

Airton Gurgacz, vice-governador em 2012

Anselmo de Jesus, secretário de Estado da Agricultura em 2012

Elisafan Batista de Sales, secretário Executivo da Emater em 2012

Jesualdo Pires, deputado estadual em 2012

José Bianco, prefeito de Ji-Paraná em 2012

Acir Gurgacz, senador e presidente da Comissão de Agricultura do Senado em 2012

Assis Gurgacz idealizador do evento

José Vidal Hilgbert, fundador e presidente do FEFA

Sandro Ramos dos Santos, empresário e pecuarista

Gilberto Borgio, empresário e pecuarista pioneiro no cooperativismo financeiro

Adalberto Donizete Feliciani, o empresário e pecuarista pioneiro no segmento de comércio e serviços de agropecuária.

Entidades agrícolas:

AFDM Polpas

 Agroindústria Tio Fafá

 Agroindústria Alcateia

Agroindústria de Panificação 3 Irmãs

Agroindústria Familiar de Polpas e Frutas

Agroindústria SP Polpas

Associação de Mulheres Chocolaterias de Teixerópolis (Cacautex)

Cooperativa de Produtores de Leite e Agrícola (Coopleagri)

Laticínios Massaroto

Agroindústria Familiar Amazon Mel

Indústrias de Polpas W.G

Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná  (Coocamarji)

Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro)

União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Rondônia (Unicafes).

Compartilhe: