Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Agronegócio

Produção de soja, milho e arroz em crescimento tornam Porto Velho nova fronteira agrícola


Compartilhe:

Publicado por

em

Em dez anos, safra da soja cresceu 7.000%; milho teve 2.700% de crescimento e arroz 1.000%

A cultura do arroz sofreu um crescimento de 1000% em dez anosA cultura do arroz sofreu um crescimento de 1000% em dez anos

Com a expansão do plantio da soja, milho e arroz, o município de Porto Velho se consolida como uma nova fronteira de produção de grãos. Se comparado com a produção de dez anos atrás, o aumento é exponencial e comprova que o ciclo de desenvolvimento do agronegócio é irreversível.

“Se compararmos os números da produção de soja, milho e arroz de dez anos atrás com os atuais, vamos verificar um salto enorme na safra, registrado ano após ano. Porto Velho é um novo polo agropecuário, uma nova fronteira de produção agrícola e segue se expandindo, impulsionando a nossa economia com a força e a pujança do setor produtivo”, afirmou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

SAFRAS

Mais de 100 mil toneladas de milho foram colhidas em 2021Mais de 100 mil toneladas de milho foram colhidas em 2021

A colheita de soja da safra 2021, com uma área de aproximadamente 13 mil hectares plantados, atingiu a marca de cerca de 42 mil toneladas. Em 2011, a safra de soja no município de Porto Velho foi de apenas 600 toneladas. O crescimento na colheita, em dez anos, foi de 7.000%. A soja é o principal produto de exportação do município e é um dos fatores principais para o fortalecimento da economia da região. O escoamento dos grãos em Porto Velho é realizado através da hidrovia do Madeira. Embarcada em Porto Velho, a soja in natura segue para o município de Itacoatiara (AM), por balsa. De lá, a soja é exportada para países da Ásia, Europa e América do Norte.

Outra cultura que viveu um salto grandioso de produção na capital foi o milho. Foram 3.700 toneladas colhidas em 2011 e mais de 100 mil toneladas em 2021, registrando um crescimento de 2.700%. Já a cultura do arroz sofreu um crescimento de 1000% em dez anos. Saindo de uma colheita de 1.600 toneladas, em 2011, para 16 mil toneladas, em 2021. O arroz é plantado em rotação com a soja e ganha espaço em novas áreas de plantio.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Leandro Morais

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: