Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Safra de café em Rondônia deve ter aumento de 11% em 2023, revela Conab


Compartilhe:

Publicado por

em


Companhia aponta que até o final de abril, cerca de 30% das áreas em produção já estavam colhendo o fruto e que as atividades devem se estender até agosto. Café Robusta Amazônico
Armando Júnior
Após revelar que a colheita de café em Rondônia deve ser a maior de todos os tempos em 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agora mostra que a produção do fruto terá um acréscimo de 11,8% em comparação à safra passada.
O aumento, segundo a Conab, é resultado do aumento da produtividade, “estimulada pelas condições climáticas favoráveis, à entrada de novas áreas em produção, com clones com maior potencial produtivo, melhor manejo das culturas”, mas também pelo fato de que a maioria das lavouras se equiparam com equipamentos para irrigação.
Tecnologia no agro: conheça a técnica que quebra partículas da água e melhora a irrigação do café
Tudo em casa: como a agricultura familiar eleva a produção do café especial em Rondônia?
Ainda segundo a Conab, entre junho e setembro de 2022, período de estiagem e que marca o início da atual safra, a irrigação favoreceu “os ciclos de floradas” e foi isso que garantiu o ganho na produtividade do café no estado.
A Companhia aponta que até o final de abril, cerca de 30% das áreas em produção já estavam colhendo o fruto e que as atividades devem se estender até agosto.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: