Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Política

Deputado Federal Maurício Carvalho busca facilitar a coleta de leite materno na Semana de Doação de Leite Humano


Compartilhe:

Publicado por

em

No dia 19 de maio, anualmente é comemorado o “Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano” sabendo disso, o deputado federal Maurício Carvalho tem apresentado algumas propostas para incentivar e melhorar a coleta e doação de leite materno no estado de Rondônia.

Na busca por melhorias na área da saúde materno-infantil, o Deputado Federal apresentou uma sugestão de programa social voltado para o incentivo ao aleitamento materno encaminhada ao governador de Rondônia. O objetivo é estabelecer um termo de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar do estado, visando a coleta e o transporte de leite humano doado.

A proposta destaca a carência existente no estado nesse aspecto e ressalta que um programa voltado para o incentivo ao aleitamento materno teria o potencial de aumentar significativamente as doações de leite. Além disso, a colaboração entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros tem como objetivo promover a saúde da mulher e da criança, contribuindo para a redução da mortalidade neonatal e a melhoria dos índices de aleitamento materno em Rondônia.

Pelo que foi sugerido, a parceria poderá ser estabelecida de forma que fique sob a responsabilidade dos militares do Corpo de Bombeiros a realização de visitas domiciliares, com o intuito de coletar e transportar o leite humano nos municípios. Além disso, eles forneceriam orientações sobre amamentação. Já os funcionários da Secretaria de Saúde seriam responsáveis pelo armazenamento, processamento e distribuição do leite humano para crianças internadas ou não, que necessitem do leite materno.

O programa social proposto tem o potencial de promover não apenas a saúde das mães e bebês, mas também fortalecer a solidariedade e a cooperação entre diferentes instituições em benefício da sociedade.

Além disso, o parlamentar apresentou na Câmara dos Deputados dois projetos de leis para incentivar a doação de leite. Os PLs  2687/2023 e 2688/2023 tem como objetivo isentar mães doadoras de leite humano por 5 anos da taxa cobrada para realizar provas do Enem e para concursos públicos.

O deputado acredita que com essa proposta, ajudaria a valorizar e reconhecer o importante papel dessas mulheres na promoção da saúde infantil. “O investimento no bem-estar materno-infantil é um investimento direto no futuro de nossas crianças, impulsionando saúde e qualidade de vida de geração em geração”, destacou o parlamentar.

Compartilhe: