Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Executivo

Porto Velho registra redução nos casos de dengue nos primeiros meses de 2023


Compartilhe:

Publicado por

em

Cuidados contra o mosquito devem ser adotados durante todo o ano

 População deve seguir as orientações de prevençãoPopulação deve seguir as orientações de prevenção

Nos primeiros quatro meses de 2023, os casos confirmados de dengue em Porto Velho foram menores do que o registrado no mesmo período do ano passado. As informações são do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

De janeiro a abril de 2022, os casos confirmados de dengue somaram 1.138 entre zona urbana e rural. Já em 2023, foram 705 casos confirmados. “Apesar da redução, os cuidados contra a doença devem ser mantidos como rotina da população. A eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, é dever de todo cidadão”, alerta Geisa Brasil, diretora do DVS.

Em fevereiro, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023 em Porto Velho apontou situação de alerta para o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, motivo pelo qual a população deve seguir as orientações de prevenção.

Para evitar a proliferação do mosquito é necessário limpar periodicamente e manter fechada a caixa d’água, limpar as piscinas regularmente, evitar o acúmulo de lixo doméstico, reforçar a limpeza de quintais, evitar o acúmulo de água em calhas e outros recipientes, em caso de viagem, cubra as piscinas e outros reservatórios de água.

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são mais incidentes no período chuvoso. Porém, adotar os cuidados de manter limpos os quintais ajuda a evitar outros males, como aparecimentos de insetos ou animais peçonhentos.

Quadro comparativo com os casos confirmados de dengue em Porto Velho:

Jan Fev Mar Abr Total
2022 106 145 338 549 1.138
2023 153 204 251 93 701

 

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: