Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Jurídicas

TRT-14 lança campanha Construindo a Memória do Judiciário Trabalhista de Rondônia e Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

Magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e sociedade em geral podem participar da construção do acervo do TRT-14.

No Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta quarta-feira (10/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), lança a campanha “Construindo a Memória do TRT-14”. O objetivo da campanha é receber a doação de fotografias, vídeos, documentos, revistas e jornais e outros itens que possam compor o acervo histórico do regional. As doações poderão ser feitas por  magistrados (as), servidores (as),  advogados (as), e a sociedade em geral, e ajudarão a manter viva a memória do judiciário trabalhista nos estados de Rondônia e Acre.

As recordações que retratam a história da Justiça do Trabalho da 14ª Região, poderão ser encaminhadas através do e-mail: [email protected]. No caso de envio de fotografia ou vídeo, é importante que a pessoa coloque o seu nome, alguma descrição relativo ao material, e se possível o ano que foi registrada.

O material recebido poderá ser compartilhado às quintas-feiras nos perfis oficiais do TRT-14 nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), no quadro #tbtmemoriavivaTRT14.

A ação faz parte do projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória (CGDAM) do tribunal, e é parte de atividades que visam o resgate, preservação e divulgação da Memória da Justiça do Trabalho. A CGDAM do TRT-14 entende que a Memória e a História são partes fundamentais para a construção da identidade e do pertencimento institucional. A campanha está em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Justiça (Resolução 324/2020) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (Ato Conjunto n. 037/2021).

Faça parte da campanha Construindo a Memória do TRT-14, e não deixe que a história da Justiça Trabalhista do Regional Rondônia e Acre fique no passado.

Sobre o TRT-14

Órgão público do Poder Judiciário Federal, que pertence à estrutura da Justiça do Trabalho, segmento especializado na matéria trabalhista, o qual possui como órgão de cúpula o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O TRT-14 é responsável por processar e julgar as ações trabalhistas ajuizadas nos estados de Rondônia e Acre.

Criado pela Lei n. 7.523/1986, o TRT14 está presente em 74 municípios de Rondônia e Acre. Atualmente, há 32 Varas do Trabalho (VTs) instaladas, que são as unidades de atuação direta e presencial na prestação jurisdicional de 1º grau. Já o Tribunal de 2º grau, realiza os julgamentos na sede do TRT da 14ª Região, em Porto Velho (RO).

A entrega da prestação jurisdicional aos municípios que não possuem VT, bem como, os distritos, vilarejos e tribos indígenas, é feita por meio de Varas Itinerantes e Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Assim, 43% dos municípios contam com os serviços presenciais e locais, os demais são atendidos pela prestação jurisdicional itinerante.

Secom/TRT14 (Yonara Werri)

Compartilhe: