Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

G1

VÍDEO: Pescador leva cabeçada de pirarucu de mais de 2 metros durante pescaria ‘com a mão’ no rio Madeira


Compartilhe:

Publicado por

em


Pirarucu quebrou a vara de pesca durante a “briga” e o que restou para o pescador foi continuar puxando a linha com a mão. Pescador fisga pirarucu com mais de 2 metros no rio Madeira
Vara de pescar quebrada, boca machucada e muito cansaço: esse foi o preço que o pescador Fábio Baca pagou para conseguir fisgar, colocar dentro do caiaque e fotografar um pirarucu com mais de dois metros e 100 quilos no rio Madeira, em Porto Velho.
Baca estava pescando sozinho, em um lago do distrito de Jaci-Paraná, quando o pirarucu emergiu para respirar próximo ao caiaque onde o pescador estava. Depois disso, começou uma briga que durou cerca de 15 minutos.
Fábio Baca capturou pirarucu com mais de dois metros em Porto Velho
Fábio Baca
“Ele saiu me rebocando pro meio do lago e eu fui vendo que se eu ficasse dentro do caiaque eu não ia conseguir brigar com ele porque ele tava fazendo o que ele queria. Então eu fui segurando a vara e remando, até chegar num lugar mais raso. Pulei dentro da água e terminei a briga com ele dentro da água, fora do caiaque”, relembra.
Além de gigante, o pirarucu demonstrou muita valentia e não se deixou ser capturado sem antes dar muito trabalho e causar estragos.
“Ele quebrou a vara, passou por uns matos, ‘engarranchou’, puxou a vara pra dentro dos matos e quebrou tudo. Aí eu tive que terminar a briga puxando ele na mão com a linha só”, comentou o pescador.
Pirarucu de 2 metros briga com pescador no rio Madeira
Fábio Baca
Enquanto brigava com o peixe, Baca se preocupava com o tempo. Como ele pratica pesca esportiva, o objetivo é devolver o peixe à natureza saudável.
Entenda: como funciona a pesca esportiva e como soltaram o pirarucu de 100 kg vivo de volta no rio em RO
“Ele é um peixe que respira fora [da água], então se você ‘estafa’ [cansa] ele demais, quando você solta ele não consegue emergir de novo pra respirar e se afoga. Uma preocupação muito grande era essa: soltá-lo em condições dele ir embora”, aponta.
Depois de muito cansaço, por parte do peixe e do pescador, Fábio conseguiu colocar o pirarucu dentro do caiaque. Por sorte, já que o animal ocupou quase todo o espaço da embarcação. Foi então que o peixe decidiu “se vingar”.
“Ele deu uma cabeçada de cima do caiaque, acertou minha boca, estourou minha boca”, conta o pescador.
Pirarucu de mais de 2 metros dentro do caiaque de Fábio Baca
Fábio Baca
Baca não conseguiu medir o peixe, mas pelo espaço que ele ocupou no caiaque, que te, pouco mais de três metros, é possível estimar que o animal tem mais de dois metros. No fim, o que sobrou foram os registros e um misto de sentimentos.
“O sentimento disso tudo é um sentimento de conquista de uma pescador, emoção demais pegar o maior peixe da vida, mesclada com muito medo mesmo. Dessa vez eu tive mais medo que o normal porque é um peixe extremamente perigoso e tinha medo de maltratar demais ele”.
LEIA TAMBÉM:
Pescador influencer é ‘seguido’ por peixe curioso durante pescaria em rio de RO
Pescador fisga pirarara de 1,5 metros e 70 quilos no rio Madeira: ‘uma das maiores que eu já vi’
Pescadores fisgam pirarucu de mais 2 metros e 100 kg no Rio Madeira em RO: ‘foi uma sensação incrível’
Pescaria por amor
Apesar dos contratempos, Fábio conseguiu fotografar o pirarucu. Toda a pescaria foi filmada e divulgada nesta segunda-feira (8) em seu canal de pesca do Youtube.
A pescaria esportiva é a paixão de Baca e ele intercala com a profissão de procurador federal em Rondônia. Natural do Espírito Santo, Baca acumula mais de 2 milhões de seguidores na plataforma.
O canal no Youtube surgiu como uma plataforma para registrar o hobby e cresceu até se tornar o maior canal de pesca do Brasil. Um de seus vídeos possui mais de 14 milhões de visualizações.
“Esse foi um dos motivos que eu escolhi morar em Rondônia quando eu passei no concurso. Eu tinha muitas opções de locação, mas pensei: ‘Rondônia é um local que tem muito peixe, eu posso aliar a vida profissional com o que eu gosto de fazer’. Fixei raízes aqui, bebi água do Madeira”, comenta bem humorado.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: